Newsletter subscribe



Artigos

Férias sem estresse

Posted: 15 de julho de 2008 às 6:19 pm   /   by   /   comments (0)

Por Mariana Parizotto

Quem nunca contou os dias e as horas para as férias chegarem? Sempre associamos este período a descanso, diversão e tempo livre para colocar em prática todos aqueles planos – cursos, especializações, reciclagem profissional – que foram adiados, na maioria das vezes, pela correria do dia-a-dia.

Mas para muitos profissionais as férias significam um verdadeiro estresse e desgaste emocional. Foi isto que mostrou uma pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association), entidade voltada para a prevenção e tratamento do estresse, que entrevistou 678 pessoas, entre 25 e 55 anos, em Porto Alegre (RS) e em São Paulo (SP).

De acordo com o estudo, 38% dos profissionais têm medo de tirar férias. Os motivadores desta situação, para 46% dos entrevistados, é imaginar que importantes decisões podem ser tomadas durante sua ausência. Já 32% alegam a possibilidade de mudanças de cargo ou responsabilidades nesse período. Outros 19% temem ser demitidos e 3% ficam preocupados se alguém sentirá sua falta.

O consultor e pesquisador do comportamento humano, Carlos Hilsdorf aponta que além destes fatores, muitos profissionais também têm receio de que, ao voltar das férias, haverá uma sobrecarga de tarefas e decisões que lhes ocasionarão um cansaço extremamente superior ao experimentado no cotidiano.

Estes sentimentos de estresse e ansiedade afetam diretamente o bom aproveitamento das férias, o que pode prejudicar a produtividade do profissional na volta ao trabalho, pois o funcionário cansado e debilitado tende a desempenhar suas funções com mais dificuldades e está mais sujeito a cometer erros durante as tarefas diárias.

Planejamento
Para superar as pressões e medos causados pelo período de férias, Carlos Hilsdorf aconselha que os profissionais devem planejar suas férias. Gerenciar o tempo que antecede este período é fundamental para não deixar trabalho acumulado, “Faça a lição de casa antes das férias e planeje bem o período. Imprevistos que claramente poderiam ter sido evitados geram culpa e aumentam enormemente os níveis de estresse”.

O pós-férias também deve ser planejado, como reuniões, projetos, tarefas pendentes. Assim o profissional diminui as chances de sobrecarga de trabalho ao voltar das férias. O melhor é programar-se e deixar tudo encaminhado e organizado.

Depois de tomar estas medidas é hora de aproveitar, de fato, suas férias. Afaste-se da rotina e dos problemas cotidianos. Tire um tempo para você, “Assegure-se de ir para um local e uma atividade que lhe garantam prazer e relaxamento psíquico”, sugere o consultor Carlos Hilsdorf.

O período de férias é também um excelente momento para a pessoa analisar suas deficiências e refletir sobre aquilo que precisa ser aprimorado, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal. Não deixe de investir na reciclagem ou atualização profissional, caso isto esteja nos seus planos.

Férias são sempre bem-vindas, ainda mais quando são planejadas e curtidas, “isto aumenta incrivelmente a produtividade, ampliando diretamente a capacidade de gerar novas idéias e agregar valor aos projetos aos quais os profissionais se dedicam”, explica Carlos Hilsdorf. Então, do ponto de vista da produtividade e da capacidade de inovação, tirar férias é um ótimo investimento.

A autora é jornalista da equipe do Dicas Profissionais.

O consultor Carlos Hilsdorf é considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil, mais informações no site www.carloshilsdorf.com.br.