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Pós-Graduação

FESPSP tem inscrições abertas para 14 cursos de extensão

Posted: 4 de agosto de 2016 às 10:45 am   /   by   /   comments (0)

A FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) está com inscrições abertas para 14 cursos de extensão. As atividades começam já no mês de agosto e abrigam discussões em diversos campos das ciências sociais e da biblioteconomia.

Para informações sobre as inscrições, o candidato pode entrar em contato através dos telefones 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br.

Confira a grade de cursos:

1– Gêneros e sexualidades: ancorações e derivas desde perspectivas queer/kuir
Docente: Vitor Grunvald e Luiza Coppieters;
Carga horária: 44h;
Horário: Sábado das 13h às 17h
Data: 13 de agosto a 22 de outubro
O curso: O curso tratará de temas colocados pelos estudos de gênero e sexualidade e pela teoria queer a partir de algumas de suas abordagens clássicas. Buscaremos passar por discussões estruturantes destes campos de estudo, problematizando questões como o conceito de gênero e suas disputas, as políticas da sexualidade, a normalização dos corpos, a performatividade de gênero, a abjeção, a transgeneridade, entre outras.

2 – Democracia e conflito
Docente: Sebastián Ronderos
Carga horária: 32h;
Horário: às quartas das 19h00 as 22h30
Data: Início: 10 de agosto de 2016. Término: 05 de outubro de 2016.

O curso: O curso se propõe a refletir sobre a complexa relação entre democracia contemporânea e conflito, partindo da premissa sugerida por alguns estudiosos que atribuem um papel relevante à conflitividade da concepção moderna de democracia. Desta forma, é relevante refletir do democrático desde o mundo da fronteira social, tentando indagar, se o tratamento desqualificante das minorias culturais é uma característica inerente e constitutiva dos chamados Estados democráticos modernos, ou, pelo contrário, é apenas uma fase no desenvolvimento do processo democrático.

3 – Formação em Direitos Humanos e cidadania
Docente: Daniel de Lucca e professores convidados
Carga horária: 32h;
Horário: Sábados das 9h00 às 13h00
Data: Início: 13 de agosto de 2016. Término: 01 de outubro de 2016.

O curso: Este curso se propõe apresentar uma analise sobre o desenvolvimento histórico do status da cidadania e do conceito de direitos humanos nos termos do Estado democrático de direitos. Abordando os seguintes temas:
Os direitos humanos e o desenvolvimento da cidadania
Regulação internacional e regional dos mecanismos de proteção aos direitos humanos.
Direitos humanos como política de Estado: impactos nas políticas públicas.
Estudos de caso.

4– Moderação de Discussão em Grupo
Docente: Rosa Moyses/Vania Bartalini;
Carga horária: 32h;
Horário: Segundas das 19h00 as 22h30
Data: Início: 08 de agosto de 2016. Término: 26 de setembro de 2016.

O curso: A Discussão em Grupo é uma técnica qualitativa de pesquisa que pode ser utilizada em variados contextos e configurações. Instrumento poderoso de investigação permite o acesso a repertórios cognitivos, associativos e perceptuais dos sujeitos em interação no grupo. Nascida no âmbito da pesquisa acadêmica foi posteriormente incorporada às práticas de pesquisa de marketing como um instrumento eficaz de aproximação às motivações e desejos do consumidor.

5 – Antropologia das políticas e práticas de saúde coletiva
Docente: Michelangelo Giampaoli;
Carga horária: 32h;
Horário: quinta das 19h00 as 22h30
Data: Início: 18 de agosto de 2016. Término: 06 de outubro de 2016.

O curso: Este curso se propõe a discutir as principais políticas de saúde pública, bem como as práticas alternativas de “resiliência” e “empoderamento” desenvolvidas da população. A partir de uma abordagem antropológica sobre diferentes experiências (no Brasil, e em outros países) em que a perspectiva de mudança, ou melhoria, das políticas de saúde mental e de ativação dos direitos de cidadania tenham sido promovidas ou encorajadas informalmente ao ponto de serem objetos de atenção de instituições.

6 – Sociologia do conhecimento
Docente: Ossi I. Ollinaho;
Carga horária: 16h;
Horário: terça das 19 as 22h30
Data: 09 de agosto a 13 de setembro

O curso: Este curso se propõe a discutir os fundamentos teóricos e conceituais do pensamento de Alfred Schütz, nos quais o construtivismo nas ciências sociais e etnometodologia se baseiam. Assim, pretende oferecer aos estudantes conhecimento e ferramentas básicas para atuar nos vários campos das ciências sociais. Isto é, analisar, em detalhe, a constituição das subjetividades e a construção interpessoal da sociedade. Apresentando a aplicação desse pensamento filosófico-sociológico para entender o mundo contemporâneo.

7 – Introdução aos Estudos de Gênero: corpo, diferenças e políticas.
Docente: Sonia Nussenzweig, Rocio Alonso Lorenzo, Letizia Patriarca, Luiza Lima, Isabela Venturoza e Jacqueline Moraes Teixeira.
Carga horária: 72h;
Horário: Sábados das 9h00 ás 13h00
Data: Inicio: 13 de agosto. Término: 17 de dezembro

O curso: O curso se propõe a introduzir noções gerais das teorias de gênero e sexualidade, problematizando desigualdades e diferenças socialmente (re)produzidas a partir do diálogo com outros marcadores sociais, tais como cor/raça, classe, religião, entre outros. O curso será dividido em 5 módulos:
Módulo I- Introdução às noções de Gênero;
Módulo II Saberes Científicos, Corpo e Poder;
Módulo III- Políticas e Movimentos Sociais;
Módulo IV- Violência, Estado e Direitos Humanos;
Módulo V- Religião, Secularismo e Políticas Públicas.

8 – Centros de Memória
Docente: Andrea Andira, Simone Silva Fernandes;
Carga horária: 24h;
Horário: Sábados das 9h00 as 14h00
Data: de 13 de agosto a 10 de setembro

O curso: O curso abarcará a natureza dos Centros de Memória, apresentando suas formas de origem, suas características diferenciais e similares em relação aos Arquivos, Bibliotecas e Museus e, sobretudo, destacando os procedimentos de organização e tratamento aplicados a seus acervos, conforme suas especificidades – fundos, coleções, biblioteca de apoio, hemeroteca e bancos de referências -, levando-se em conta o desenvolvimento de ações para a difusão da informação.

9- Módulo Didático
Docente: Derick C. Santiago
Carga Horária: 64h
Horário: Às terças, das 19h às 22h30.
Data: 09 de agosto a 29 de novembro de 2016.

O curso: Este curso pretende examinar o debate atual acerca da educação no Brasil, notadamente do ensino superior a partir de análise bibliográfica e debates sobre as áreas em conformação ou confronto neste campo disciplinar. Oferecerá também diferentes aportes teóricos e metodológicos para favorecer o desenvolvimento da competência à prática docente no ensino superior, que será reforçada por meio de atividades práticas como a elaboração de um planejamento de curso e definição dos elementos que o compõe (objetivos; ementa; conteúdo; metodologia; formas de avaliação), além da realização de uma aula expositiva. Dessa forma, o curso ainda proporcionará uma relação dinâmica entre teoria e prática, articulando o exercício prático com o conhecimento teórico-metodológico que o sustenta.

10– Acervos Especiais
Docente: Maria Fernanda C. Coelho;
Carga horária: 32h;
Horário: as quintas das 19h00 as 22h30
Data: 18 de agosto até 13 de outubro

O curso: O registro da imagem em movimento, silenciosa ou acompanhada de som, foi uma invenção determinante na história da humanidade desde os primórdios do século XX, participando e interferindo na percepção de realidade do homem com seu meio. Esse curso se propõe a trabalhar os documentos audiovisuais como uma forma de manifestação cultural típica de uma sociedade industrial, dependente das tecnologias de mercado e sua constante renovação.

11– Direito autoral em mídias digitais
Docente: Maria Cristina Barboza;
Carga horária: 32h00
Horário: as terças das 19h00 as 22h30
Data: 16 de agosto até 04 de outubro

O curso: O curso de direito autoral em mídias digitais inicia-se com a apresentação das noções básicas sobre propriedade intelectual, aprofundando-se, em seguida, na temática do direito autoral nas esferas legal, doutrinária e jurisprudencial. Utilizando-se, além da legislação em vigor, de vasta doutrina e jurisprudência, o curso progressivamente amplia o conhecimento dos alunos sobre os direitos autorais e suas diversas complexidades e divergências. Neste contexto, o curso não se prende às proposições legais, propondo uma reflexão ampliada a partir do estudo das interligações existentes entre o direito autoral e demais temáticas jurídicas, como os direitos de personalidade, o direito antitruste, o direito do consumidor, os direitos ligados à informação etc.

12- Metodo de elaboração do trabalho acadêmico
O curso: O curso procura auxiliar alunos de graduação e de pós-graduação na confecção de um trabalho de conclusão de curso de acordo com as modalidades de tcc exigidas nos cursos de pós-graduação da FESPSP – projeto de pesquisa, monografia (trabalho acadêmico dissertativo), projeto de pesquisa aplicada e artigo científico – o objetivo do curso é auxiliar o aluno na escolha e recorte do objeto de pesquisa, elaboração do objetivo, problema e hipótese de trabalho e na redação do texto.

Para tanto, o curso enfatiza a relação entre a teoria e a pratica de tal forma que as aulas não sejam só expositivas, mas que ocorram também exercícios em sala de aula que imediatamente possam por em prática o que é dado em termos teóricos. Dessa forma o aluno não tem apenas um embasamento teórico, mas também prático na própria sala de aula, ao mesmo tempo em que elabora um recorte de pesquisa. Além de tudo isso, o aluno também aprenderá a construir notas de rodapé acadêmicas, bem como citações e referências de acordo com a ABNT.
Docente: Stella Schrijnemaekers
Carga horária: 32H00
Horário: Duas turmas: Segunda – de 22 de agosto à 10 de outubro / Sábado – 03 de setembro a 22 de outubro

13- Um olhar para a educação contemporâneo a partir do pensamento de Paulo Freire
Docente: Pedro de Carvalho Pontual; Denise Carreira Soares; Roberto Catelli Jr; Marcos José Pereira da Silva.
Carga horária: 32H00
Horário: Sábado das 9 às 13h00
Data: 13/08 à 01/10

O curso: Se propõe a proporcionar ao aluno elementos de análise e um espaço de reflexão sobre temas contemporâneos na área de educação a partir do pensamento de Paulo Freire. Neste momento em que se trava forte disputa na sociedade brasileira sobre as finalidades e os rumos da educação o curso busca resgatar uma visão humanista e crítica da educação que contribua para uma ação emancipadora e um modelo de desenvolvimento capaz de superar as desigualdades e discriminações da sociedade brasileira.

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 83 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.