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Franquia: seu negócio próprio com know-how

Posted: 14 de abril de 2008 às 6:06 pm   /   by   /   comments (0)

Por Juliana Fukuyama Ataíde*

Para quem está descontente com a própria carreira ou para aqueles que sentem a falta de uma perspectiva melhor no mercado de trabalho com registro em carteira, ter um negócio próprio pode ser uma saída. E muitos têm optado por essa alternativa. Infelizmente, depois de algum tempo, sem sucesso, acabam perdendo muito tempo e dinheiro em um negócio, quase sempre por falta de experiência e por falta de suporte.

Esse risco de empreender em um novo negócio pode ser minimizado, caso a opção seja ingressar no ramo de Franquias.

No sistema de Franquias, ou Franchising, há um contrato de parceria entre a Franqueadora, isto é, a empresa que desenvolveu e/ou detém o know-how do negócio, e o Franqueado, que é uma empresa autorizada a utilizar a marca, e a quem ficam disponibilizados os direitos de prestação de serviços ou distribuição de produtos em um determinado mercado, mediante a uma remuneração direta ou indireta.

Um dos aspectos mais importantes desse tipo de parceria é justamente o compromisso assumido pela Franqueadora de dar todo o suporte necessário para o Franqueado, incluindo o treinamento no período inicial e a manutenção na administração do negócio durante todo o tempo do contrato.

E, falando em parceria, numa via de duas mãos, o Franqueado assume os seus compromissos, dentre os quais o de adquirir, obrigatoriamente, da Franqueadora, uma determinada quantidade de produtos ou serviços durante o mês ou um período, sob pena de rescisão do contrato.

Mas, o ramo de Franquias tem demonstrado um crescente interesse. A procura por um negócio próprio e a boa fase da economia acarretou num aumento de 15% do faturamento do sistema de franquias nos últimos anos, e o curioso é que este aumento também se deu no número de redes franqueadas de produtos brasileiros (fonte: Estado de São Paulo de 27/02/2008).

Você deve conhecer muitos exemplos de negócios com Franquia. Mas, podemos citar aqui o caso de Gabriela Tonisi, que estava descontente com sua profissão e sem perspectiva de crescimento, e, mesmo sem experiência alguma em administrar um negócio, viu na abertura de uma Franquia, a grande oportunidade de ter um negócio próprio e seguro, uma vez que a loja está aliada a uma marca de grande representação no mercado. “Como eu não era da área de administração, a grande vantagem de ter aberto uma Franquia foi o suporte operacional dado pela franqueadora e o seu know-how”, comenta.

Poder usar a tecnologia e o sistema de administração do Franqueador é um facilitador que faz toda a diferença no processo de abertura do negócio. Como a marca já está consolidada no mercado, o direcionamento das ações na gestão da Franquia é orientado pela própria empresa franqueadora.

A relação entre Franqueado e Franqueador é de mútua dependência. Além de ter a obrigação com a Franqueadora, por exemplo, o Franqueado tem de fazer o negócio acontecer, e isso o leva muitas vezes a ter de participar na tomada de decisões estratégicas da empresa Franqueadora, tornando-se um colaborador direto, quanto a assunto como melhores soluções para a competitividade no mercado.

No caso da rede a qual pertence a loja de Gabriela, por exemplo, existem reuniões mensais com a Franqueadora, durante a qual se discute o rendimento da rede e quais as estratégias para melhorá-lo. Em outras oportunidades, há também reuniões bimestrais de cada Franquia com a Franqueadora para avaliação da loja e discussões do que pode ser melhorado. Todas as ações da Franquia são acompanhadas por um consultor que visita semanalmente cada loja e avalia o que foi feito, o que deu certo e o que precisa ser mudado.

Mas, o crescente interesse pelo ramo de Franquias não é tão acessível. E nem tudo é tão simples. A começar pela adesão a uma rede de Franquias. O preço exigido por algumas Franquias pode ser considerado alto e faz muito interessado desistir da idéia de ter uma Franquia. O investimento inicial obrigatório pode variar de R$ 50.000,00 a R$ 1.200.000,00, dependendo do setor e da nacionalidade da rede. Estão inclusos neste valor: capital para instalação, taxa de franquia, capitais de giro, royalties e taxa de propaganda.

As exigências também acabam por ser um impedimento. Um interessado tem que passar por um processo de seleção, que inclui entrevistas e um pré-treinamento, durante o qual os Franqueadores irão avaliar se o candidato realmente tem perfil de Franqueado para aquela rede.

Aprovado, o candidato passa por uma fase de treinamento, durante a qual ele acompanha toda a produção e operacionalização do produto ou serviço, muitas vezes dentro das instalações da Franqueadora, e é instruído sobre todo o negócio.

Aí começa o dia a dia, com a abertura da loja. É nessa fase de desenvolvimento do negócio que um parceiro vai conhecer melhor ao outro. “O Franqueado”, segundo Gabriela, “deve conhecer muito bem o Franqueador, saber de seu relacionamento junto a outros franqueados, da operacionalização da rede como um todo, para evitar problemas futuros”. Como problemas futuros podem ser mencionados a capacidade do Franqueador em gerir o negócio principal, como produzir as mercadorias ou serviços objetos do contrato de Franquia, na qualidade e no tempo combinado ou ainda da capacidade de manter o sistema operacional de controle de operações ou ainda de manter o sistema de treinamento e informações adequados para bem atender os Franqueados. Felizmente, segundo ela conta, nunca houve problemas com a Franqueadora de sua loja.

Há casos e casos de Franquias e Franqueadoras que não deram certo. E para evitar que você se decida por uma rede de Franquias que vai lhe trazer risco no futuro, é recomendável recorrer a conselhos de quem entende do assunto. A Gabriela, por exemplo, indica um curso promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que orienta os candidatos a ter uma Franquia sobre, dentre outras coisas importantes, saber reconhecer as principais qualidades que um Franqueador deve ter e se este está de acordo com as normas da ABF. Veja as Dicas para quem quer abrir uma Franquia em www.portaldofranchising.com.br que contém toda a legislação do sistema de Franquia e os diferentes tipos de franquia.

Caso você more em São Paulo, se quiser falar pessoalmente com a Gabriela, vá até o Shopping West Plaza e saboreie uma daquelas tentações de doces da Loja Amor aos Pedaços. A Gabriela vai ficar muito contente com a sua visita. E a Franquia vai agradecer muito.

*Coordenadora do grupo de orientadores profissionais do Dicas Profissionais.