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Ficar sabendo o salário de outros colegas dá demissão? 

Posted: 13 de janeiro de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Recentemente recebemos um email com essa pergunta: ficar sabendo o salário de outros colegas dá demissão? e com detalhes.

“Na última empresa em que trabalhei fui demitido porque fiquei sabendo do salário de um colega e fui “exigir satisfações” do sócio da empresa, especialmente porque o colega em questão estava em uma posição inferior à minha, mas tinha um salário pouco acima do meu. Para mim, era uma grande injustiça.

Bom, claro que ele me perguntou como é que eu fiquei sabendo do salário dos colegas. Eu respondi que soube através da “rádio corredor”. Ele, claro, não gostou da minha resposta e me demitiu porque eu havia quebrado o sigilo da empresa”.

Na minha resposta para esse Profissional eu disse o seguinte.

Pode parecer uma coisa normal ficar sabendo do salário de outros colegas da empresa, apesar de toda a segurança e confidencialidade dos dados. Existem diversas formas que tornam isso possível.

Você mesmo falou que soube o salário do colega através da “rádio corredor” ou já ouviu falar também falar da “rádio peão”. Possivelmente um colega teve acesso aos dados da folha de pagamento, comentou com um, comentou com outro, e um comentou com outros e, pronto, a informação já se tornara de conhecimento de muita gente, para não dizer todo mundo.

Há outras formas. A ingenuidade das pessoas, por exemplo. Você recebe o hollerith de pagamento e decide abri-lo na frente um colega, porque tem confiança nele e entende que ele não vai sair contando detalhes para outras pessoas. Ma, não, quando menos você espera, grande parte da empresa já está sabendo do seu salário.

O fato de saber, no seu caso e em outros casos, não é tão agravante. Agravante foi o fato de você ter ido “tirar satisfações” com o seu superior hierárquico que entendeu que você tinha quebrado o sigilo/política da empresa, o que foi suficiente para provocar a sua demissão.

Mas, esse exemplo deve ser muito útil para outras pessoas que possam passar pela mesmo situação dentro da empresa.

Fica um conselho: se você quiser evitar problemas na sua carreira dentro de uma empresa, evite bisbilhotar, fofocar e discutir o salário de seus colegas. Especialmente, evite usar informações consideradas confidenciais da empresa para demandar uma melhoria salarial ou promoção. É sempre recomendável deixar que a empresa decida quem deve ganhar quanto e que ela avalie os seus méritos para uma equiparação salarial ou promoção de cargo.

 

 

 

 

Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.