Newsletter subscribe



Notícias

IBM e universidades preparam estudantes para a era da computação cognitiva

Posted: 30 de junho de 2015 às 9:07 am   /   by   /   comments (0)

A IBM Brasil anuncia uma parceria com universidades brasileiras para formação de profissionais especializados em computação cognitiva. Com a iniciativa, serão introduzidas disciplinas relacionadas ao tema em cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado de diversas áreas. O programa começa com a participação da ESPM, do Insper e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A expectativa é que mais de 600 estudantes sejam contemplados até o final de 2016.

Na parceria, a IBM Brasil será responsável pela difusão do conhecimento, mentoria dos professores que ministrarão as aulas da disciplina e pelo conteúdo técnico, ambiente de treinamento, desenvolvimento e experimentação, disponibilizando softwares para criação de aplicações na área. Inicialmente, as aulas em algumas universidades serão ministradas por Fabio Gandour, cientista-chefe do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, com apoio de Fabricio J. Barth, líder técnico do IBM Watson no Brasil e América Latina. As universidades oferecerão toda a infraestrutura de laboratório de TI para desenvolvimento das aplicações na plataforma como serviço IBM Bluemix.

“Para a IBM a difusão do conhecimento nessa área é tão importante como o desenvolvimento da tecnologia em si. O uso de sistemas cognitivos crescerá de forma substancial nos próximos anos e décadas, portanto, temos a missão de auxiliar as instituições de ensino na preparação de profissionais que vão lidar com essas novas tecnologias dentro das empresas e nas próprias universidades”, comenta Fabio Gandour, Cientista-Chefe do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil.

Esta iniciativa educacional da IBM pertence a uma estratégia mundial da unidade de negócios Watson, desenvolvida em parceria com o programa IBM Academic Initiative – que oferece a instituições de ensino acesso gratuito a softwares da companhia, materiais didáticos e incentivos às certificações. Este programa está presente no Brasil desde 2005, atendendo  a universidades nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo deste programa, que possui mais de 300 professores cadastrados no País, é fornecer conteúdos e tecnologias de ponta para ajudar a preparar os estudantes para o mercado. No ano passado, por exemplo, a IBM fez parcerias com seis importantes universidades do Brasil com foco em Big Data.

Sobre a Computação Cognitiva 

A computação cognitiva irá reger uma nova era computacional. A IBM estima que 90% dos dados disponíveis no mundo hoje foram criados apenas nos últimos dois anos, sendo que 80% deles são não estruturados (imagens, vídeos etc). A computação cognitiva surge como um novo modelo para lidarmos com todas essas informações disponíveis e avançarmos na solução de problemas complexos – como aqueles relacionados com à saúde, ao bem estar social e à utilização de recursos.

Os sistemas cognitivos podem extrair informações valiosas de um conjunto de dados tão vasto, com inúmeras possibilidades combinatórias, e que exigiria um tempo muito longo para ser analisado com os métodos tradicionais de tratamento da informação. “Estima-se que as respostas conseguidas pelos sistemas cognitivos alcançarão um grau razoável de precisão e, por isto, serão úteis para a tomada de decisão em várias atividades produtivas”, explica Gandour.

A IBM inaugurou essa nova era da computação com seu sistema cognitivo IBM Watson. O Watson analisa grandes volumes de dados e processa a informação de forma mais parecida com um ser humano do que com um computador – por meio da compreensão da linguagem natural, gerando hipóteses baseadas em evidências e dando respostas de caráter probabilístico. O sistema aprende continuamente, ganhando em valor e conhecimento ao longo do tempo e a partir das suas interações com o seu ambiente.

Serviço – Como a iniciativa funcionará nas universidades

ESPM

Descrição: A disciplina será oferecida como eletiva pelo curso de Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão e também aos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Administração. Também será desenvolvida uma linha de pesquisa de Computação Cognitiva na universidade aplicada ao Marketing e ao Comportamento do Consumidor.
Objetivo:  Capacitar o aluno a utilizar a computação cognitiva como apoio nas decisões do negócio.
Início:  segundo semestre de 2016.
Mais informações:  http://bit.ly/1QF05k6

Insper

Descrição: Introdução na disciplina de Ciência dos Dados para todos os cursos de graduação de Engenharia, principalmente na graduação de Engenharia de Computação nas matérias de Megadados e Redes Sociais. Além disso, haverá uma disciplina eletiva de Computação Cognitiva.
Início: segundo semestre de 2015.
Objetivo: Capacitar os alunos a trabalharem com as técnicas e métodos de computação cognitiva, desenvolvendo habilidades para a resolução de problemas reais de engenharia, além da realização de trabalhos em conjunto com as áreas de Economia e Administração.
Mais Informações: http://bit.ly/1GlJVuC

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Descrição: Introdução da disciplina “Computação Cognitiva” no curso de pós-graduação latu sensu de Ciência de Dados (Big Data/Analytics) e no programa mestrado e doutorado, dentro da linha de pesquisa de Inteligência Artificial.
Objetivos: Para pós-graduação latu sensu, o foco é preparar o aluno a atuar com computação cognitiva. Já no mestrado e doutorado, visam desenvolver pesquisa e artigos acadêmicos para avanço da área de computação cognitiva no País.
Início: Primeiro semestre de 2016
Mais informações: http://bit.ly/1QF0ZNH e http://bit.ly/1Hiv7xK