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Já é hora de ter mais autonomia profissional?

Posted: 16 de janeiro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Rodrigo Vianna*

Ao conquistar uma posição na área desejada é natural que o profissional se sinta ansioso para demonstrar todas as suas qualidades e seu potencial o mais rápido possível. No entanto, a autonomia nem sempre caminha ao lado da proatividade. O iniciante na carreira precisa adquirir experiência e confiança do gestor para conseguir mais espaço dentro da empresa e é preciso respeitar este tempo, que varia de gestor para gestor. No entanto, existem meios de agilizar o ganho de autonomia e a consequente responsabilidade que este passo traz.

A autonomia está totalmente ligada à confiança do gestor em sua equipe. Demonstrar dedicação e comprometimento nas atividades e envolver-se em ações que não fazem parte especificamente da função para a qual o profissional foi contratado, mas que sejam possíveis de contribuir, são atitudes bem-vistas e que favorecem o aumento da confiança.

A execução das tarefas, entretanto, deve atender as exigências da empresa e do gestor no que diz respeito à qualidade. De nada adianta ser ágil e fazer entregas que precisam ser refeitas. Quanto menos trabalho o profissional der ao gestor, mais autonomia ele pode receber em troca e isso pode ser dificultado se a agilidade não estiver acompanhada da qualidade.

Ao longo do tempo, o profissional vai notando sinais enviados pelo gestor, pela empresa, e pelos colegas de trabalho que mostram que o momento de ter mais autonomia, e talvez uma promoção, esteja próximo. Nestes casos, é importante fazer uma autoavaliação e ter um feedback da liderança antes de partir para um movimento proativo de pedir mais trabalho ou responsabilidades.

Um erro comum é acreditar que está preparado para ter mais autonomia somente porque um colega de trabalho, no mesmo patamar, está caminhando neste sentido e passará a gerir novas atividades. Pode ser inevitável fazer uma comparação, mas o ideal é que o profissional volte para si mesmo e avalie suas qualidades e pontos que podem ser melhorados.

Por fim, é essencial saber que ter mais autonomia nem sempre significa ser um profissional melhor e é fundamental aproveitar o início da carreira e o tempo em que a autonomia ainda não faz parte da rotina, para aprender ao máximo observando profissionais mais experientes e preparando uma base sólida de conhecimento para alcançar o próximo desafio.

*Rodrigo Vianna, Administrador de Empresas, com experiência em Tecnologia, Marketing, Trade e Vendas e Executive Search, atuando no recrutamento de executivos nas áreas de Vendas, Marketing, Varejo, RH e Tecnologia, liderando grandes equipes nas empresas em que passou. Membro da “Aliança para o Empoderamento das Mulheres”, aliando os estudos realizados pela Aliança à sua expertise no recrutamento executivo, ele pesquisa e debate a presença feminina no mercado de trabalho, especialmente em cargos de média e alta gestão. Atleta desde cedo, o executivo é um líder que traz do esporte o senso de coletividade e a busca do equilíbrio no comando das suas equipes. É fluente em inglês. É CEO da Mappit – consultoria de recrutamento e seleção especializada em conectar profissionais de cargos iniciais da carreira ao mercado de trabalho. Veja sobre a Mappit em www.mappit.com.br