Newsletter subscribe



Artigos

Já parou para pensar o que almeja para 2016?

Posted: 18 de dezembro de 2015 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Ana Wilges*

Já parou para pensar o que almeja para 2016? Que tal aproveitar os poucos dias que restam de 2015 e fazer uma análise do ano que passou, das conquistas realizadas, dos projetos que não se concretizaram e, principalmente, do que precisa ser mudado? Talvez comprar uma nova casa ou o carro dos sonhos, efetivar um relacionamento, guardar tempo para frequentar uma academia, mudar de emprego, planejar uma viagem, empreender.

Afinal, quem não quer ter uma vida melhor em 2016? Esse é o desejo de todos, afinal, a chegada do final de mais um ano traz consigo a perspectiva de um novo ciclo com outras realidades e planos. Então, o negócio é se preparar para o que vem pela frente.

Tão importante quanto o planejamento é a sua execução e acompanhamento. É preciso ter persistência para não desistir diante do primeiro obstáculo, pois nessas horas a tendência é voltarmos à zona de conforto. Quando nos deparamos com obstáculos, é preciso pensar no plano B e fazer ajustes até chegar mais próximo do objetivo.

Sobre a importância de traçar objetivos claros e planejar o alcance de metas para 2016, o planejamento é fundamental para que o foco não se perca e o resultado seja obtido. Precisamos saber onde queremos chegar. Além disso, ao perseguirmos uma meta temos a oportunidade de nos desenvolvermos e nos superarmos. Os desafios, em algumas situações, são fonte de inspiração e podem proporcionar a substituição de comportamentos arraigados por novos hábitos.

Quanto às metas pessoais, vale destacar que são tão importantes quanto os objetivos profissionais. Quando conseguimos equilibrar a vida profissional e pessoal temos motivação suficiente para conquistar o que desejamos em ambas as áreas. Mas para isso é necessário ter claro quais são os nossos valores – o que consideramos importante – para depois traçar o que pretendemos alcançar.

Para conseguir isso, é preciso pensar no passo a passo. Nesse processo, a ferramenta SMART pode contribuir já que ajuda no gerenciamento de metas de forma simples e acessível. Segundo ela, essa ferramenta revela que os objetivos precisam ser específicos (Specific); mensuráveis (Measurable); atingíveis (Attainable); relevantes (Realistic) e temporizáveis (Time bound).

O ciclo PDCA é outro instrumento que traz quatro pontos de ação: agir (ações corretivas no insucesso e padronização e treino no sucesso); planejar (localização de problemas e estabelecimento de planos de ações); checar (verificação de atingimento de metas e acompanhamento de indicadores) e fazer (execução do plano e colocação em prática).

Por fim, eis algumas dicas práticas para transformar os propósitos em realidade:

1. Identifique os seus valores – o que é importante para você

2. Trace as metas – transponha as ideias para o papel e visualize-as

3. Comece com pequenos passos

4. Identifique obstáculos e trace planos de contingência

5. Tenha foco e persistência

*Ana Wilges é psicóloga, consultora em Gestão de Pessoas e Coach associada e instrutora de cursos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná)

*Sobre a AHK Paraná
Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.