Newsletter subscribe



Artigos

Manter o pensamento positivo é o começo da mudança

Posted: 30 de agosto de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Bianca Caselato*

O pensamento positivo é o primeiro passo para aqueles que buscam mudar o direcionamento na vida profissional. De nada adianta abraçar uma nova oportunidade na carreira se a cabeça ainda está programada na função antiga – ou, pior ainda, se esta pessoa possui uma gama de medos que a trava por completo.

Todos os pensamentos geram reações fisiológicas e emoções que guiam o nosso comportamento, positiva ou negativamente.

A origem dos pensamentos disfuncionais remete aos nossos medos e ansiedades. São esses pensamentos negativos que geram comportamentos negativos, paralisando uma pessoa por completo e bloqueando qualquer ação para seguir adiante. Isso é prejudicial no momento de mudar de carreira e seguir adiante.

Troque medos por evidências

O grande desafio é saber controlar o momento em que todos os pensamentos negativos ganham força e vem à tona.

É preciso buscar evidências de que aqueles pensamentos não são reais. Se não dominar este medo, por exemplo, uma pessoa que tem pavor de falar em público e precisa fazer um discurso terá reações imediatas. O coração dela vai bater mais forte na hora. É uma reação fisiológica, ela vai ficar vermelha e vai travar. A mente dela já se preparou para não falar perante muitas pessoas.

Para contornar este tipo de situação a chave é mudar o estágio do pensamento antes de assumir uma nova função, simplesmente pensando positivo, trocando de uma vez o medo por uma evidência. Na cabeça da pessoa que não se reprogramou mentalmente vai surgir aquela vozinha alertando que ela não conseguirá realizar uma nova função ou assumir novas responsabilidades.

Uma dica é pensar que este medo não é real. Desta maneira a pessoa percebe que ela domina determinado assunto e está mais do que preparada para falar sobre o tema ou assumir determinada função.

Uma reprogramação mental bem realizada é capaz de acabar com qualquer medo, recordando este profissional que foi o conhecimento e a dedicação que o levou até este novo desafio. Toda a negatividade que trava um profissional desaparece. É dessa maneira que se faz a reprogramação – trocando pensamentos disfuncionais por evidências.

*Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA – European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching. Para mais informações acesse http://biancacaselato.com.br/