Newsletter subscribe



Artigos

Marca pessoal não é alegoria. É essência.

Posted: 20 de agosto de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Waleska Farias*

Embora o conceito de marca ainda seja bastante associado ao mundo dos negócios, cada vez mais pessoas têm buscado compreende-lo melhor para administrar suas marcas pessoais como critério de personalização e posicionamento estratégico. A despeito da posição que você ocupa ou de onde trabalha, sua marca pessoal é a sua mais genuína representação e, a partir do alinhamento entre quem você é e o que se propõe a realizar, torna-se, também, um poderoso recurso de validação da sua capacidade de entrega, justificando a probabilidade de sucesso das suas empreitadas.

Intrinsecamente conectada ao seu aspecto humano, a marca pessoal transita pelo universo tangível, mas, principalmente, pelo intangível na condição do que carrega em si como sutil. Tudo o que você, de forma, consciente ou inconscientemente, decide fazer ou não, expressa suas intenções e revela suas preferências, sejam elas favoráveis ou não à consistência da sua marca pessoal. Aspectos os quais mesmo não aparentes, transmitem a todo tempo mensagens que o identificam e caracterizam, transmitindo às pessoas informações sobre o que elas, realmente, gostariam de saber a seu respeito e que, muitas vezes, nem mesmo você consegue perceber.

Quando você adquire consciência de que a sua marca pessoal é a expressão da sua própria essência, seu alicerce, dedicar-se ao seu processo de construção pode ser uma experiência tão extraordinariamente inspiradora e edificante que se equipara à sensação de recompensa que o sentido espiritual agrega. Mas, para que isso aconteça é necessário salvaguardar o alinhamento entre a essência que a personaliza e autentica e o propósito que a vincula a uma finalidade, conectando-a um contexto. Quanto mais clara a percepção do quem, na condição de essência, e do que, na adequação da entrega, maior a compreensão do que cabe como posicionamento autêntico e representação de valor.

Como você quer que as pessoas o referenciem? Aqui entra a importância da sua marca pessoal, por representar tudo o que em você, de ordem prática e subjetiva, influencia a avaliação das pessoas a seu respeito. E no compromisso de distinguir-se pelo que traz em essência e pela fidelidade ao propósito a marca pessoal, na sua justa medida, por ser autêntica, estabelece consistência como base da sua construção de relevância.

*Waleska Farias www.waleskafarias.com.br. Coach e Consultora de Carreira e Imagem. Professora convidada dos cursos de formação de valores e padrões de conduta no CADEMP – FGV. Palestrante CONAR-RH. Colunista dos Blogs HSM, Exame e Revista Versatille dentre outros. Consultora de carreira e imagem do quadro Transformação do Programa TV Xuxa na Rede Globo de Televisão. Especializações: Formação acadêmica e cursos de extensão: Pós graduada em Teoria Psicanalítica e Práticas Institucionais. Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado – Coaching Executivo, Life Coaching e Quantum Evolution pelo ICI Integrated Coaching Institute – Credenciado pelo ICF International Coach Federation, Treinamento & Desenvolvimento (ABTD), Master Avatar-Cursos Internacionais Avatar®, Certificação de Consultora DISC ETALENT, Programação Neurolinguistica (INAp).