Newsletter subscribe



Artigos

Matadores do sucesso

Posted: 3 de abril de 2013 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Eles trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana e acompanham você desde o instante em que você acorda até a hora em que vai dormir. Estão à espera de um deslize para entrar em ação. E quando entram em ação, as consequências são catastróficas para sua carreira.

Matador mentira. Scott Thompson é o exemplo do sujeito que chegou ao topo da carreira ao conquistar o posto de CEO do Yahoo em janeiro do ano passado. Mas ele mentiu e sua permanência na empresa ficou insustentável. Em maio, ele foi demitido. Motivo: colocou em seu currículo uma formação em ciências da computação que nunca fez.

Matador falta de educação. Em janeiro de 2004, o comandante Dale Hersh da American Airlines foi preso por desacato à autoridade logo após desembarcar no aeroporto internacional de Guarulhos. Motivo: quis fazer uma gracinha com o policial federal ao mostrar o dedo médio ao ser fotografado para o controle de entrada no País.

Matador vício. A famosa modelo britânica Kate Moss teve a má sorte de ser fotografada consumindo cocaína num estúdio de gravação de Londres, em 2005. Após a publicação das fotos no jornal Daily Mirror, ela teve rescindido seu contrato de 4milhões de euros com a marca de moda sueca H&M. Na sequência, a chiquérrima Chanel também cancelou seu contrato com a modelo.

Matador preconceito. O sonho da jovem saltadora grega Paraskevi Papachristou, de 23 anos, de participar da Olimpíada de Londres do ano passado foi por água abaixo por conta de um infeliz comentário de cunho racista em seu twitter. O chefe da delegação grega, Isidoros Kouvelos, disse que ela não poderia mais estar na equipe, por ter violado os valores olímpicos.

Matador sinceridade. O então ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff, Nelson Jobim, disse numa entrevista que tinha votado em José Serra na eleição para presidenteem2010, justamente o adversário de Dilma na época. Somado a outros comentários por demais sinceros, Jobim viu-se que “obrigado” a entregar sua carta de demissão em 4 de agosto de 2011.

Matador traição. O francês Dominique Strauss-Khan não pensou duas vezes e manteve uma relação sexual com a camareira do hotel em que estava hospedado, em Nova York, em maio de 2011. Poucos dias após, Dominique foi preso por acusação de abuso sexual e tentativa de estupro. Logo em seguida, renunciou à presidência do FMI e sua possível candidatura à presidência da França foi descartada. Mesmo tendo sido posteriormente inocentado das acusações, o futuro político de Strauss acabou.

Matador ganância. Nick Leeson deixou-se embriagar pelo excesso de poder e de autoconfiança e arriscou alto demais no mercado de derivativos. Infelizmente, sua aposta não deu certo e o prejuízo causado foi tão grande – 600 milhões de libras – que levou o famoso e tradicional Barings Bank ao fechamento, em 1995. Leeson saiu de seu apartamento de luxo para cumprir uma pena de seis anos em uma cela de prisão.

Matador imprudência. O capitão Francesco Schettino, 52 anos, comandante do navio de cruzeiro Costa Concordia, quis fazer uma homenagem a um colega aposentado que mora na pequena ilha de Giglio, na costa da Itália, na noite de 13 de janeiro do ano passado. Mas sua intenção se mostrou imprudente, pois, ao conduzir o imenso navio próximo demais da costa, a embarcação se chocou com uma grande pedra submersa. O navio começou a fazer água e o capitão Schettino não teve alternativa a não ser a de iniciar o procedimento de evacuação de todos os passageiros e tripulantes. Infelizmente, 32 passageiros não conseguiram abandonar o navio e morreram. Schettino cumpre prisão domiciliar e aguarda o final do julgamento.

O sucesso tem seu lado perverso, ao minar a prudência e a humildade. Um velho ditado chinês lembra que a arrogância precede a queda. Se você analisar os exemplos verá que este ingrediente está quase sempre presente, seja pelo excesso de autoconfiança, seja pela falta de humildade.

Para encerrar, deixamos o alerta para você, que já está no topo de sua carreira, a trilhar apenas o caminho da ética e da retidão, pois os matadores do sucesso profissional estão à espreita…

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.yamaeducacional.com.br/autores/Sadybordin.jpg[/author_image] [author_info]Sady Bordin é Piloto de Linha Aérea, Fundador do Instituto Brasileiro de Marketing Pessoal e Autor do livro “Marketing Pessoal – 100 Dicas Para Valorizar A Sua Imagem”. Este artigo foi publicado no caderno Empregos do jornal Estado de São Paulo do dia 31/03/2013.[/author_info] [/author]