Newsletter subscribe



Artigos

Mestres, GRATIDÃO!

Posted: 14 de outubro de 2022 às 10:56 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Comemorar o Dia dos Professores, geralmente, nos traz a lembrança romântica daquela pessoa tão bacana que nos ensinou as primeiras letrinhas, as primeiras continhas…

Eu mesmo, hoje voltei no tempo da minha infância, relembrando a dona Arminda, minha primeira professora, da escola Filantrópica, de Marília, que com tanta paciência, me ensinou (ou seria, tentou me ensinar?) as primeiras letrinhas, além de tanta paciência com os irmãos gêmeos que ficavam brincando de carrinho na carteira, fazendo o típico som “zooommmm”. Lembro também da irmã Mansueto, do Divina Providência, também de Marília, que até dividiu seu lanche de pão com escarola comigo…

O fato é que a gente vai crescendo, e acrescentando outras pessoas à nossa memória.

No meu caso, já no Colegial, no Gabriel Ortiz, em São Paulo, ainda lembro da professora Dolorata, de História, que com tanta sabedoria, nos ensinou a gostar de tanta coisa maravilha…E, entre tantos outros, hoje ainda sinto a importância da fonética das palavras em Inglês, das aulas do Valtinho…

Na faculdade não foi diferente. Ter privilégio de ter aula com o Dr. Clóvis Salgado. O mestre José Carlos Martins, com o seu palavreado todo cheio de “gueri-gueri”, mas, sempre com base no seu livro de Histórica Econômica; a psicóloga Regina, Mestra, com simpatia e tudo.

E, lembrando que Mestre está em todo o nosso dia, o que dizer de uma pessoa como o Agmon, que me orientou tão bem no meu caminho que consegui ser aprovado no processo seletivo de uma das maiores empresas de consultoria do mundo.

Mas, apesar de bem grandinhos, meus colegas e eu mesmo, não sabíamos tudo. Por que não falar da nossa instrutora de Português, dona Inês, que, em plena multinacional, nos ensinava escrever os nossos achados de Auditoria, fazendo-nos, já adultos e graduados em tantas universidades de renome, sem no entanto nos sentir humilhados, a concordar que realmente não estávamos sabendo colocar no papel aquilo que encontramos no nosso dia a dia?

Na verdade, a gente está sempre rodeado de Mestres. Nossos pais, nossos parentes, nossos irmãos, conjuges, filhos, netos, mesmo os mais novos, genros. Estamos constantemente aprendendo.

Estou falando de mim e das minhas experiências, mas, posso apostar que você que está lendo esse artigo, deve estar lembrando com carinho e com gratidão, dos MESTRES que estiveram – e estão – sempre ao seu lado, assim como eu estou fazendo agora.

Portanto, é mais do que justo render as nossas homenagens aos nossos MESTRES neste mês de de Outubro. Parabéns, Mestres, Deus lhes dê sabedoria e força para continuar a ensinar pessoas.

*Nelson Fukuyama, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional, com artigos publicados nos portais Carreira&Sucesso, da Catho, Administradores.com e outros.