Crie uma metodologia própria para enfrentar a sua semana de trabalho

Nelson Fukuyama*

Na noite de Domingo você diz para si mesma(o): “na próxima semana, a começar desta segunda-feira, darei o melhor de mim para que esta semana seja muito produtiva e agradável. Nada me fará desviar do meu foco, não me irritarei com as dificuldades do dia-a-dia, procurarei entender o meu chefe e suportarei da melhor maneira possível os meus colegas de trabalho!”.

Chegou a Segunda-feira, você acordou, preparou-se para começar o trabalho. E? No caminho para o trabalho já bate o primeiro pensamento desanimado: “mais um dia chato, que coisa! não aguento mais esse meu trabalho, essa minha empresa é muito chata, o meu chefe é um incompetente, esses meus colegas de trabalho são muito chatos, e o meu aumento que não saiu até agora, e a minha promoção que não vem…”

Opa! prometo não esticar mais essa conversa chata de tocar em assuntos chatos…

Vamos elevar o nível dos seus pensamentos, vamos encontrar juntos uma maneira de superar todos os desafios a partir de você mesmo…Já pensou em criar uma metodologia pessoal para superar dificuldades? afinal todo mundo tem a sua metodologia para chamar de sua. Vamos lá para alguns passos que podem te ajudar.

Primeiro – Procure sempre lembrar-se de que você fez promessas e votos para qualquer coisa na vida, tanto profissional quanto pessoal. Não seja muitas pessoas que prometem a noite e na manhã do dia seguinte já se esqueceram de tudo.

Segundo –  Procure mentalizar cada promessa, cada voto, e volte a dizer que você irá cumprir cada um, irá superar todo obstáculo que surgir. Se a sua promessa foi não se aborrecer com pequenas coisas durante o dia, faça isso. Você verá no final do dia que ainda que não tenha conseguido vencer todas as dificuldades, com certeza já terá conseguido ter maior controle do que antes.

Terceiro – Entenda que as pessoas e coisas externas não irão mudar para se adaptarem a você. Muitas vezes você é que tem que se adaptar às coisas e pessoas. Esforce-se para fazer isso.

Quarto –  Pensamentos ruins e desânimo sempre estarão rondando você, portanto, você deve combatê-los a cada segundo durante o dia.

Quinto – Lembre-se de que você é capaz de realizar as coisas a que se propôs ou para as quais foi responsabilizado(a) a fazer, ainda que sejam pequenas tarefas. Não se omita, não se autolimite.

Faça isso a cada dia, reforce as suas promessas e planos. Vá em frente, você terá um dia mais feliz e mais produtivo.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.