Newsletter subscribe



Artigos

Mudar de emprego

Posted: 15 de setembro de 2009 às 7:02 pm   /   by   /   comments (0)

*Por Aline Takushi

Felicidade no trabalho é algo muito subjetivo. Algumas pessoas podem encontrá-la atuando exatamente no que gostam, tendo prazer nas atividades exercidas no dia-a-dia. Outras a procuram em forma de remuneração. Para estes profissionais, o status que o cargo proporciona e o prazer que o dinheiro traz, na forma puramente material, são essenciais para a satisfação na carreira.

Acordar mal-humorado, trabalhar desanimado, não ter expectativas com o trabalho, dar graças a Deus quando chega o fim da sexta-feira e lamentar o domingo à noite podem ser indícios de que o trabalho já não traz mais o prazer de antes e que o ciclo está chegando ao final.

Nessa hora, vale analisar: você é feliz no seu trabalho?

Identificar o que nos dá prazer na área profissional é importante, já que, desta forma, podemos planejar os objetivos a curto, médio e longo prazo. E essa é uma das etapas para direcionarmos nossa carreira.

Ter clareza no que pretendemos também ajuda a identificar se estamos no momento certo de buscar novas oportunidades e partir em busca delas.

Quando o profissional decide mudar de emprego tem de ter a consciência de que assumirá riscos, pois toda a escolha implica em uma perda. E quanto mais pudermos minimizar esse risco, menor a chance de trocarmos o certo pelo duvidoso.

Por isso, pense no seu trabalho atual e no que ele lhe proporciona, seja pela remuneração, bonificação anual, clima de trabalho, equipe na qual você está inserido, desafios que lhe são confiados e coloque na balança o lado bom e o lado ruim.

Seja bastante crítico antes de tomar essa decisão e procure eliminar todas as incertezas. Reflita se o desejo de mudança é fruto do momento em que está vivendo na empresa, algum problema pessoal, relacionamentos familiares ou outros problemas que podem ajudar a minar sua energia para o trabalho diário.

Nenhuma empresa poderá ir ao encontro de todas as suas expectativas em relação ao trabalho que ela vai lhe oferecer, mas se você tiver seus objetivos claros, você mesmo terá a opção de escolher o tipo de empresa em que você deseja trabalhar, aprender e contribuir. Seja feliz!

 

*Aline Lumi Takushi é Diretora Executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos.