Newsletter subscribe



Artigos

Não se engane: capacitação e competência técnica continuam importantes!

Posted: 14 de setembro de 2012 às 9:39 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Por alguma razão muitos consultores têm escrito sobre a importância da postura que um profissional deve ter no ambiente de trabalho. Tanto se fala e se lê que para alguém pode ficar a impressão de que o que vale é a postura, e a capacitação e a competência técnica ficam em segundo plano.

Ou seja, pode-se pensar que quem tem é considerado mais bem sucedido é o profissional que atende às normas de etiqueta, que se veste bem, ou, pelo menos, que veste o que é considerado socialmente correto. Ou ainda, segundo a ideia que se tem, pode ser considerado bem sucedido aquele que respeita seus colegas, que consegue trazer bom humor para dentro do ambiente de trabalho, esse sim parece que é visto com mais chances de sucesso.

Sem dúvida que a etiqueta profissional é importante. É uma preocupação justa que, como diz o consultor Cláudio Pelizari, da empresa Etiqueta Empresarial, passou a ser um tema de interesse a partir de uma pesquisa dos anos 90 nos Estados Unidos, a qual constatou que grande parte das demissões era provocada por falhas de postura dos profissionais. Mas não se pode relegar a segundo plano a competência e a capacitação técnica, não se pode esquecer que todos estão na empresa para atender aos objetivos que ela tem definido. É como diz Luiz Marins, outro consultor, não adianta nada ter um ambiente cheio de pessoas felizes e sorridentes se não se tem lucro.

Mas, para ilustrar vamos a alguns exemplos que a gente pode observar no dia a dia.

Você já deve ter observado aquele profissional muito considerado dentro da empresa. Ele nem se veste bem, nem sabe se comunicar direito, quieto no seu canto, apresenta ideias inovadoras todo mês e também por isso costuma abocanhar todas as premiações que a empresa oferece como recompensa por desempenho.

Sabe aquele colega de trabalhador todo atrapalhado, completamente desorganizado, mesa de trabalho super bagunçada, que sempre chega atrasado às reuniões, chega atrasado na empresa todo santo dia? Então, esse mesmo tem também recebido muitos elogios de seus superiores por seu desempenho técnico.

E o que dizer daquele trainee, de péssima aparência, meio desengonçado, vindo de uma família sem posses, formado em um faculdade desconhecida? Pois é, esse é aquele mesmo que conseguiu muitas promoções de cargo e aumentos salariais na sua área.

Poderia falar de tantos exemplos que eu e você conhecemos bem mas esses parecem que são suficientes para ilustrar a matéria.

Espere um pouco! Não comece a pensar em abandonar os seus terninhos escuros riscados, nem tire a gravata, nem deixe de ser participativo no seu ambiente de trabalho, nem deixe de comparecer aos happy hour com seus colegas.

Ao contrário. Meu estímulo a você leitor é que com esses comentários você desperte para o fato de que, além de respeitar todos os aspectos da etiqueta e postura profissional você precisa ter também a capacitação técnica se quiser evoluir na sua carreira dentro da empresa e na sua profissão.

Se ainda não tem esses dois elementos em sua vida profissional é bom começar a se preocupar em adicionar um e outro. Não espere mais. E vamos em frente! Boa sorte!

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br