Não tente reinventar a roda

Nelson Fukuyama*

Você já deve ter ouvido em algum momento da sua vida alguém falar a expressão “fulano só fica querendo reinventa a roda” se referindo a um colega de trabalho ou a alguém conhecido seu, não é verdade?

Infelizmente, essa expressão não significa, na maioria dos casos, um elogio a uma determinada pessoa. Ela quer dizer simplesmente que aquela pessoa, ao invés de fazer o seu trabalho de maneira natural, da maneira como ela foi instruída a fazer, fica tentando encontrar outras formas de realizar a sua tarefa, e quase sempre acaba se dando mal pois não consegue entregar um trabalho de qualidade, e pelo contrário, bem diferente do que deveria ser.

Para ilustrar, pegue o caso de um reality show de tevê sobre culinária. Uma senhora oriental com vasta experiência explicou detalhadamente o prato a ser desenvolvido/replicado pelos participantes. Dentre eles havia um de origem oriental, que conhecia o prato e sabia como prepará-lo. Imaginem que esse sujeito, decidiu fazer o prato de sua maneira e não do jeito que foi orientado, acabou se atrapalhando no preparo, não conseguiu completar a prova por falta de tempo, e por isso mesmo foi desclassificado da competição.

Assim também acontece no dia-a-dia dentro das empresas. Alguns profissionais decidem fazer o trabalho à sua maneira, e por isso perdem tempo, seu e de outros colegas, e trazem prejuízo para a empresa. Claro, serão penalizados de alguma maneira.

Portanto, nada de tentar “reinventar a roda”. A não ser que haja liberdade para errar, e o seu erro não prejudique ninguém, faça exatamente como deve ser.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.

 

 


Vídeo recomendado:

Qual a importância de um planejamento estratégico para sua vida?

A palestrante e escritora Leila Navarro dá dicas relevantes para quem quer saber qual o seu lugar no mundo.