Newsletter subscribe



Artigos

O Amor e Trabalho

Posted: 12 de junho de 2012 às 6:38 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Pense comigo.

Por Amor a Vida foi criada por Deus. Por Amor, todos nós fomos gerados. Por Amor, com letra maiúscula, grandes acontecimentos, grandes descobertas, grandes feitos. Por amor, com letra minúscula, grandes desfeitos. De qualquer forma, o Amor sempre está presente. Na nossa vida prática não é diferente.

Por Amor você, desde pequenino, começa a planejar a sua vida. “Vou estudar, vou trabalhar, vou me esforçar para ser alguém na vida para poder formar uma família e poder dar uma vida de conforto para meus queridos”. Não é por Amor que você quer ser sempre o melhor aluno, ter o melhor carro, ter a melhor empresa para trabalhar, quer ser o mais competente profissional, quer ganhar cada vez mais? Não é com a intenção de agradar uma pessoa querida que você deseja fazer sempre o melhor em sua vida?

Por Amor você estimula ou é estimulado por uma pessoa querida a atingir uma posição melhor na sua vida pessoal e também na carreira profissional. “Faça uma faculdade”, “faça um curso de pós-graduação, extensão, um mestrado, um doutorado!”, “faça um curso de idiomas””batalhe por um posição melhor””procure um outro emprego”, são formas de incentivar uma pessoa querida.

Por Amor você está pronto a apoiar a pessoa querida naqueles momentos nos quais tudo parece conspirar contra ela, seus sonhos começam a se tornarem mais difíceis de serem atingidos, e as barreiras que se levantam e parecem intransponíveis, com desafios gigantescos ou simples chateações do dia. “Isso não é nada, vai passar!” “seu chefe deve estar nervoso também””erros acontecem”, devem ser formas de ajudar uma pessoa querida nos momentos difíceis. É sempre bom ter uma voz amiga que te anima a prosseguir com coragem na busca de seus objetivos.

Por Amor também você pensa mil vezes antes de tomar uma atitude impensada nos momentos complicados da sua vida profissional. Quem tem uma família, ou sabe que tem pessoas queridas que são dependentes sempre pensa em crescer e pensa mil vezes antes de querer “virar a mesa”, “chutar o balde”, porque sabe que tomar uma atitude pode prejudicar as pessoas queridas mais próximas.

Sorte, destino, pode ajudar. Em muito, cabe a você decidir sobre o tipo de pessoa com quem poderá passar o resto de sua vida (ou seria um bom tempo de sua vida?). Tem gente que não exige tanto de uma pessoa, “ela é assim e tá muito bom”, “coitadinha! ela faz o que pode!” é o que dizem os conformados sobre certas companhias que decidem ter. Para esses, parece que saber lavar, passar, fazer a comida e arrumar a casa está muito bom.

Felizmente você somente vai ter pessoas incentivadoras ao lado se souber escolher bem. Claro que nem sempre isso acontece em nossas vidas. Parece que as frequências mentais de determinadas pessoas nem sempre conseguem atrair pessoas animadoras, incentivadoras, para perto de si. Daí a importância de você saber escolher as suas companhias, de saber cercar-se sempre de pessoas que o estimulem a crescer sempre. Porque não dizer que o contrário também é verdadeiro, pois há pessoas que precisam igualmente de seu estimulo para seguir adiante na vida.

Enfim, o Amor é muito importante também na vida profissional Com certeza você já ouviu dizer que “ao lado de uma pessoa de sucesso sempre há alguém que a impulsiona para seguir em frente”? Não é verdade?

Portanto, olhe hoje para a pessoa que está ao seu lado, ajude-a antes de tudo para que ela também possa te ajudar.

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).