Newsletter subscribe



Artigos

O palavrão na vida profissional

Posted: 2 de agosto de 2010 às 8:33 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Um fato interessante que a gente pode observar dentro das empresas é o uso cada vez maior de palavrões. Não importa o nível da empresa e das pessoas. Homens e mulheres falam do mesmo jeito.

Se a conversa for por telefone, especialmente celular, tome palavrão e em voz alta (talvez por telefone seja mais difícil se controlar). Mas, se escreve um email lá vai palavrão também. Se estiver em uma reunião, até mesmo na frente de pessoas externas, vai palavrão. Não importa quem estiver na sala. Se estiver fazendo uma apresentação ou uma palestra, tome palavrão. Evitar ou não?

Alguns especialistas apóiam o fato de que os colaboradores possam falar palavrões dentro do ambiente de trabalho, pois dizem que isso ajuda a aliviar o estresse do trabalho. Exceto claro na frente de clientes e fornecedores.

Outro dia lendo sobre o assunto encontrei uma matéria no Jornal do Administrador Profissional que falava sobre o movimento “boca limpa” nos Estados Unidos e reproduz um decálogo antixingamento criado pelo consultor James O´Connor, que diz que quem fala palavrão demais pode estar se prejudicando além, é claro, de deixar o ambiente de trabalho pesado. Veja o decálogo de O’Connor:

1. Reconheça que falar palavrão causa estragos. Você não ganha nenhum argumento nem prova inteligência. Palavrão intimida, não estimula.

 2. Comece eliminando os palavrões casuais – finja que a sua avó ou a sua filha estão sempre ao seu lado.

 3. Pense positivo. Olhe somente para o aspecto bom das situações.

4. Exercite a paciência. Se você estiver preso no trânsito, em vez de xingar a mãe do motorista da frente, pense nas suas tarefas do dia.

5. Aguente a barra. O dia é cheio de desafios e problemas. Palavrões não irão resolvê-los.

6. Pare de reclamar. Em vez disso, ofereça soluções. Você será admirado por sua calma e sabedoria.

 7. Use palavras alternativas. Faça a sua lista. Seja criativo.

 8. Defenda sua opinião educadamente. Mesmo sem palavrões, uma frase pode ser muito ofensiva.

 9. Pense na oportunidade que você perdeu de ficar calado ou de falar a mesma coisa de outra maneira.

10. Exercite seus novos hábitos. Falar palavrão é um vício, como fumar. Ao eliminá-lo, avise aos amigos e à família.

 

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Teve passagens por empresas de consultoria externa (atuais PriceWaterhouseCoopers, Ernst&Young, Binah), Conglomerado Financeiro nacional (Banco Itaú e Itaúsa), e empresas multinacionais (AkzoNobel, Laporte Group PLC e Walbro) como Auditor, Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração.