Newsletter subscribe



Artigos

O que é possível fazer ainda em 2018?

Posted: 22 de novembro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Hoje, 22 de novembro de 2018, nós estamos há apenas 40 dias para o encerramento do ano de 2018, ou, se pensarmos apenas nos dias úteis, serão cerca de 33 dias, para quem trabalha inclusive aos sábados. Um tempo curto, e que ainda pode ser reduzido por aqueles dias de festas de final de ano, confraternizações, compra de presentes, almoços, troca de lembrancinhas entre amigos, visitas, etc.

Estamos chegando ao final de um ano difícil. Nem preciso falar, mas, sem dúvida, eventos como a copa do mundo de futebol e o calor das eleições mexem com a economia e, especialmente o mercado de trabalho acaba sendo bastante afetado ou pela indecisão ou/e a postergação de decisões por parte das empresas.

Mas, se a sua pergunta for “podemos esperar coisas boas ainda nesse período de final de 2018?” a resposta é “sim, podemos esperar”.

Quem trabalha ou possui uma empresa cuja atividade seja lojas de confecções e brinquedos, bufês, restaurantes, bares, hotéis, viagens e turismo, estará, como sempre, esperançoso esperando que as vendas de seus produtos ou serviços “estourem” e se consiga bons ganhos nesse período do ano.

Quem está empregado, é assalariado, estará ansioso para receber o seu 13º salário ou/e ainda um bônus salarial, e ainda as suas férias, porque com esse dinheiro extra poderá honrar os seus compromissos, comprar presentes para si mesmos ou para os seus queridos, programar suas férias, etc.

E para quem está desempregado?

Uma pessoa que está desempregada pode sair em busca de um emprego temporário, por exemplo, pois nessa época do ano há sempre a possibilidade de conseguir uma vaga para ajudar na sua renda e quem sabe ser efetivado ao final do período.

Ainda, se uma pessoa está participando de algum processo seletivo para uma vaga de emprego poderá receber boas notícias. Pode ser que a contratação não seja para início imediato, devido a parada de final de ano, mas a sua vaga estará garantida para o primeiro dia do próximo ano.

É importante manter a esperança. Eu lembro que já passei por experiência de estar em busca de uma oportunidade de emprego nessa época e quando menos esperava fui contratado por uma empresa para ocupar uma vaga interessante.

Mas, quem sabe não será essa uma boa hora para se preparar para o próximo período. Como?

Digamos que você esteja empregado e esteja sentindo a necessidade de se reciclar em alguma área acadêmica ou técnica ou até mesmo melhorar o seu idioma estrangeiro, porque a sua empresa ou a sua atividade exige, não seria a melhor hora para procurar informações de uma ou várias escolas sobre o inicio de novas turmas para agora ou mesmo para o comecinho do próximo ano?. Isso vai te ajudar a fazer uma comparação de preços e condições antes de efetivar a sua matrícula.

Se você tem intenções de desenvolver o seu lado empreendedor, para tornar-se “dono do seu próprio nariz”, que tal encher-se de coragem e partir em busca de auxílio para iniciar o seu próprio negócio, conversando com pessoas que possam orientá-lo e até dar um suporte, financeiro ou operacional, para você começar bem?

Por fim, de novo, empregado ou não, aproveite esse período de virada do ano para fazer planos para o ano de 2019. Há sinais de melhoras em geral para 2019, mas, independente de qualquer coisa, a sua maneira de encarar a vida, dando um passo em busca de seus objetivos poderá quebrar barreiras para atingi-los.

Portanto, mude a sua mente, fique otimista, vá em frente!

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.