Newsletter subscribe



Artigos

O que não estou enxergando?

Posted: 13 de abril de 2012 às 5:20 pm   /   by   /   comments (0)

por Reinaldo do Carmo de Souza*

Tenho tido uma grata surpresa em meus contatos com várias empresas nos últimos tempos. Diretores de empresas de grande sucesso, com rentabilidade acima do esperado, com produtos lideres no mercado, têm me procurado para perguntar “o que não estou enxergando?” “o que não estamos conseguindo ver a respeito do futuro?”.

Essas perguntas, por incrível que possa parecer, são muito pertinentes, pois o sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã e uma empresa que não questiona o que vem fazendo com uma visão de futuro poderá correr amanhã sérios riscos. Empresas de sucesso hoje podem e devem fazer exercícios de “visão de futuro” e precisam estar permanentemente atentas para um mercado cada vez mais em mutação e para clientes cada vez menos fiéis e mais exigentes. Temos que perguntar, por exemplo, o que a internet tem a ver com nosso negócio e como poderá modificá-lo. Temos que perguntar como novas tecnologias, novas formas de distribuição, novas formas de logística integrada e comunicação eletrônica de dados poderão afetar o nosso negócio hoje e amanhã. Se continuarmos a fazer as coisas como sempre fizemos, conseguiremos os mesmos resultados que vimos conseguindo. E eles poderão não ser suficientes para garantir a nossa sobrevivência.

A verdade hoje é que “em time que está ganhando também se mexe” porque não se pode esperar que ele comece a perder para tomarmos as necessárias medidas para colocar nossa empresa entre as vencedoras. Assim, uma das grandes e mais importantes tarefas dos executivos (e não só executivos, mas de toda a empresa) hoje é PENSAR, REFLETIR, IMAGINAR, CRIAR, OUSAR, QUESTIONAR a própria empresa preparando-a não só para vencer o presente. Talvez, o que muitos empresários e administradores realmente não estejam enxergando é que, a empresa que ficar parada, estática, acomodada, satisfeita com os produtos, com o mercado e com os clientes que tem hoje, estará com os seus dias contados.

* Reinaldo do Carmo de Souza é professor da Universidade de Cuiabá – UNIC (www.unic.br).