Newsletter subscribe



Artigos

O que você pode fazer nesta semana curta?

Posted: 15 de abril de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Nesta semana teremos um feriado bem na sexta-feira e isso pode significar, para a maioria, ter um fim de semana prolongado.

Mas, e você que está dependendo da decisão e resposta de outras pessoas para resolver assuntos pendentes, o que fazer?

Imagine que você esteja esperando uma resposta de uma entrevista realizada ou, ainda, esteja esperando para agendar uma entrevista para uma vaga de emprego. O que fazer?

Digamos que você tenha um negócio e esteja esperando o ok final para fechar um contrato importante. O que fazer?

Sinto dizer, mas talvez você nem conseguirá falar com as pessoas envolvidas.

Como reagir?

Se você precisa tanto de uma resposta rápida nesta semana erá melhor considerar algum atraso nos seus planos. Por experiência, posso dizer que nem todo mundo estará com a mesma disposição que você para dar uma resposta e assim ajudar a resolver a sua situação. Muitos estarão mais preocupados em investir seu tempo naquela viagem para emendar o final de semana e passear com os seus queridos, e deixarão tudo para a próxima semana.

Então, deixo alguns conselhos:

Primeiro, planeje bem o seu tempo desta semana para aproveitar bem os dias úteis.

Segundo, tome a iniciativa e ligue para seus contatos (com a desculpa de dizer que está interessado em dar continuidade ao assunto) e certamente eles entenderão a sua mensagem e poderão, quem sabe, dar uma posição ou até mesmo dar andamento mais rápido ao assunto.

Terceiro, tome muito cuidado com as suas reações. Por exemplo, digamos que seja você quem tem que dar uma resposta para uma oferta de emprego que seja decisiva para a sua carreira, e alguém te colocar na situação de “escolha agora ou cale-se para sempre”, e, como você não terá muito tempo para pensar, decida-se pela alternativa que seu instinto indicar, para não perder uma oportunidade.

Quarto, tenha cuidado ao negociar alguns assuntos. Se a outra pessoa lhe disser que não tem ainda uma posição definida e pedir a você que aguarde até a próxima semana, nada de ansiedade e afobação, nada de reações destemperadas, senão você poderá correr o risco de perder uma grande oportunidade.

Quinto, planeje um tempo para você. Quem sabe uma visita a alguém que não vê há algum tempo, um almoço, um passeio do tipo bate-volta, um cinema, um teatro, uma leitura de um livro, uma arrumação de suas coisas pessoais.

Espero que essas dicas te ajudem de alguma forma.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.