Newsletter subscribe



Artigos

Onde está o seu foco?

Posted: 23 de setembro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Eduardo Shinyashiki*

Todo profissional comprometido com o sucesso da sua carreira enfrenta constantemente muitos desafios. A superação das adversidades diárias e a conquista de resultados significativos também deveriam fazer parte do cotidiano, mas parece que, na maioria das vezes, os resultados não chegam e muitos têm a percepção de que tudo vive dando errado e dificilmente ficam felizes por aquilo que conquistam.

Diversos conflitos, preocupações e problemas podem influenciar diretamente a performance do dia, negócio ou carreira. A pressão, o volume de atividades e a cobrança são tão grandes, que muitas vezes voltamos para casa com a sensação de um dia perdido e improdutivo. Esse sentimento assombra a nossa mente, causando insônia, frustração e, principalmente, desmotivação.

Diariamente é necessário saber lidar com no mínimo dois tipos de cobrança: a que fazemos para nós mesmos e a que precisamos fazer em relação à equipe e a todas as pessoas que convivemos diariamente. Diante do contexto, o ponto mais difícil é manter o equilíbrio das emoções quando algo não sai como se espera. Nessa hora, a tendência é nos culparmos ou buscar alguém para “jogar” a responsabilidade, entretanto, entender e refletir sobre o que há por trás do objetivo ou meta pode ajudar a encontrar soluções e não culpados.

A maioria das pessoas coloca seu foco nos problemas, adversidades e imprevistos que surgem ao longo do caminho. Desse modo, faz o trajeto inverso e enfraquece as suas ferramentas pessoais para a conquista do propósito. Quando não está focada nos problemas ou no resultado negativo, está voltando a sua atenção para o processo. E a solução, fica onde?
Às vezes, as pessoas não se dão conta de que passam a maior parte do tempo criando, organizando e alterando processos e sequer param para pensar sobre o resultado desejado. Pelo contrário, elas pensam sempre nos problemas que precisam resolver, nos erros que aconteceram e direciona a mente ao lado oposto dos resultados que desejam.

Ao trocar o prisma do nosso foco para a solução, conseguimos ter uma visão mais ampla daquilo que queremos e, assim, desenhamos melhor as ações que serão necessárias para alcançarmos exatamente aquilo que desejamos. Por exemplo, se o resultado desejado é fazer com que a equipe bata a meta, faça com que a sua mente já consiga visualizar essa meta alcançada. Dessa forma, será mais fácil enxergar quais estratégias e ações deverão ser tomadas para que isso se concretize.

A dica prática para você que deseja fortalecer a sua liderança e alinhar o seu foco é atuar como se não existissem erros, apenas resultados. Se não estiver satisfeito com o seu resultado ou resultado da sua equipe, refaça a sua programação e trabalhe a seu favor para atingir os seus objetivos. Pode ser o momento para você avaliar a possibilidade de desenvolver uma habilidade específica, pedir apoio de um colega, revisar o método planejado, mas nunca desistir. Quando há mudança na maneira de analisar um resultado, a mente passará a funcionar na direção de soluções e isso o colocará ainda mais perto de atingir a sua meta e objetivo desejado.

Tenha claro quais são os resultados que deseja, foque na solução e depois desenhe o passo a passo de como chegar até ele. Com essa mudança de olhar, você será capaz de ir mais a fundo, de se doar mais e de canalizar coisas boas para percorrer o caminho que o levará à conquista dos sonhos, metas e objetivos.

Caso repare que o seu foco se perdeu durante o percurso, regaste-o. Tenha em mente que sempre há tempo para recuperar uma ideia. O importante é identificar a existência da falta de direção, pois perder o foco é sinônimo de perder o sentido da vida.

Relembre as suas principais metas de vida e objetivos profissionais e analise se tem poupado esforços, dedicado tempo e realmente focado em cada um deles. Diariamente, nos doamos para o trabalho e projetos de outras pessoas com muito empenho. Que tal se esforçar e mergulhar de cabeça nos seus próprios sonhos?

O foco é o primeiro passo para a realização. Com a nossa vida plena em sua totalidade, temos ainda mais fôlego para nos dedicar e contribuir com os planos da empresa, dos filhos, amigos e familiares.

São os nossos pés que nos levam à frente, mas é a nossa cabeça que nos comanda. Desse modo, não perca o seu foco e nem deixe que o seu alvo fuja de vista. Caso venha a tropeçar, levante, considere as críticas e tenha humildade para pedir ajuda.

Você é o pintor da sua história. Pinte tudo aquilo que já sonhou para a sua vida e depois entre e desfrute de tudo o que há de melhor para se viver!

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação. Mestre em neuropsicologia, Eduardo é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros. www.edushin.com.br.