Newsletter subscribe



Artigos

Planejamento pode tornar todos os sonhos possíveis

Posted: 11 de junho de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Emerson Vamondes*

Ser promovido, viajar pelo mundo, adquirir uma casa ou um carro, casar, ter filhos… Todos os sonhos são possíveis desde que as ações para os tornar realidade sejam planejadas. Baseada na metodologia de trabalho do Walt Disney, a estratégia Disney se baseia na organização e utilização das habilidades de sonhar, análise crítica e concretização de planos, com o objetivo de encontrar caminhos possíveis para realizar metas.

A técnica foi elaborada por Robert Dilts, estudioso de profissionais que utilizam padrões para ascender na carreira, que analisou o comportamento do criador do Mickey Mouse quando ele estava desenvolvendo seu primeiro filme. Sua pesquisa mostrou que o empreendedor recorria a três estados da mente – sonhador, crítico e realizador – para traçar meios de transformar sonhos em realidade.

Todo o processo é feito por meio de uma dinâmica onde a pessoa deve assumir os papéis de sonhador, crítico e realizador para gerar resultado. Após assumir estes papéis, ensaios mentais e visualizações são utilizados para enxergar quais ações, que já estavam no subconsciente, são necessárias para cumprir determinada meta.

Mas, afinal, como isso funciona? Primeiramente, o indivíduo irá assumir seu lado sonhador e pensar no que deseja sem se preocupar com obstáculos que podem impedir sua realização. Este é o momento de visualizar a questão sem medos ou inibições, é o momento de sonhar alto. Perguntas como ‘o que eu quero?’ e ‘quais os benefícios desta conquista?’ ajudam na criação desta imagem.

Em seguida, o perfil realista deve considerar que o objetivo em questão é viável e, assim, planejar como alcançá-lo. ‘Como isto é possível?’ e ‘quais passos são necessários e qual será o prazo para cumpri-los?’ são alguns pontos usados como guias nesta etapa. Traçamos ações práticas e realistas para montar um plano possível.

Por fim, o papel do crítico é analisar construtivamente o plano criado. Esta é a fase para apontar falhas, pontos fracos e desafios no planejamento e execução. Após avaliação do projeto, a pessoa pode voltar à fase anterior para adaptar o plano. O ciclo pode se repetir até que a “fórmula” ideal para realização do sonho seja encontrada. A ideia é mexer com atitudes e promover atitudes que, até então, eram impensáveis.

Embora toda a estratégia seja realizada individualmente, dado que depende de alterações mentais que partem da própria pessoa, recomendo que um profissional seja acionado com o intuito de entender e aprender a técnica detalhadamente. A partir do momento em que a pessoa domina o processo, pode recorrer a ele sempre que precisar encontrar caminhos para atingir metas.

Destaco que a principal lição da estratégia Disney é que não há limites para sonhar. Todos nós somos sonhadores e podemos conquistar todos nossos desejos, basta sair da zona de conforto e começar a agir. Não à toa, a frase mais conhecida de Walt Disney é “se você pode sonhar, você pode fazer”.

*Emerson Vamondes, é idealizador da Academia da Liderança, cujo objetivo é a formação de líderes por meio do desenvolvimento de capacidades comportamentais e criador e presidente do Instituto Evoc (Evolução Comportamental), onde desenvolve cursos voltados para coaching e PNL (Programação Neurolinguística). Mais informações em: www.institutoevoc.com.br