Newsletter subscribe



Artigos

Preconceito: você já sofreu com isso?

Posted: 11 de julho de 2011 às 1:17 pm   /   by   /   comments (0)

por Nelson Fukuyama*

Sabe aquelas coisas que a gente sabe que existem, porém, se recusa a aceitar, tenta encobrir, e insiste em dizer que não existem? Preconceito no ambiente profissional é uma dessas coisas.

Há vários exemplos de situações que podem dar a entender que existe preconceito que podem ocorrer em um processo de seleção para uma vaga de emprego, ou no dia a dia de trabalho, naturalmente sem pretender generalizar e estender a situação para todos os casos de seleção.

Outro dia, por exemplo, vi na televisão um programa que falava sobre duas mulheres que buscavam uma vaga de emprego numa mesma loja de moda. Uma delas, bonita de natureza, bem vestida, entrou em uma loja para saber se estavam admitindo profissionais. Nem precisou falar muito, foi muito bem atendida pela gerente responsável, sendo informada em que tipo de trabalho poderia desenvolver dentro da loja, sendo logo encaminhada para a área de seleção. A outra, nem tão bonita e sem aparência, até com boa desenvoltura, nem mereceu a mesma atenção da gerente e logo soube que a loja não estava admitindo profissionais.

Em um outro programa de tv, alguns candidatos de origem nordestina foram acompanhados por um repórter de TV na busca de uma vaga de emprego. Não tiveram oportunidade nem de falar, nem por telefone, nem pessoalmente com as pessoas responsáveis por contratação sendo logo descartados.

Assim também outros tantos outros casos acontecem no dia a dia.

Há os casos de pessoas de organizações que descartam profissionais de mais idade, dando preferência aos mais novos, a despeito de experiência profissional, etc..

Há organizações que escolhem seus colaboradores dentre de acordo com a cor de sua pele, cabelos ou ainda pelos seus traços físicos…

Há os casos em que um candidato é escolhido porque teve a oportunidade de estudar em uma universidade considerada de elite enquanto um outro é eliminado por ter graduação em uma universidade de menor expressão…

Há casos em que a seleção é feita de acordo com as posses pessoais do candidato à vaga…

Já no dia a dia, há os casos em que alguém que tem mais chances de ser promovido dentro da Organização, só porque tem uma melhor aparência do que o outro candidato…

Aliás, falar de aparência pessoal é algo polêmico. Num processo de seleção, parece que, dependendo da vaga a que se candidatam, as mulheres de ótima aparência, por exemplo, podem acabar sendo prejudicadas, já que podem ser motivo de ciúmes por parte de outra mulher que está contratando.

O assunto preconceito naturalmente é bem mais extenso mas trata-se de algo que merece atenção até porque vivemos um momento em que há uma denotada preocupação com qualquer tipo de discriminação quanto a raça, cor, opção sexual, em busca da igualdade entre os seres humanos e penalização de quem demonstrar qualquer atitude que possa ser considerada um crime.

 

* Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais.(www.dicasprofissionais.com.br)