Newsletter subscribe



Artigos

Não seja pessimista, planeje-se!

Posted: 5 de fevereiro de 2017 às 5:28 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Quando a gente começa a pensar no que tem que fazer nos próximos dias geralmente temos duas alternativas; a primeira é pensar positivamente e que tudo sairá bem e no mínimo, o “não a gente já tem, o “sim” a gente tem que correr atrás”. A segunda alternativa é aquela adotada por muitas pessoas que pensam negativamente, que apesar de todo esforço que fizerem, nada acontecerá, e. pior, tudo dará errado.

É justamente para para falar um pouco sobre o que esse segundo grupo de pessoas que vou contar ilustrando com uma pequena estoria.

Numa noite muito chuvosa, um sujeito, sozinho, estava voltando de uma festa, com a sua melhor roupa recém-comprada, em seu carro já bem batido para a sua casa, que fica um pouco afastada da cidade, e para chegar lá tinha que passar uma pequena estrada não asfaltada, deserta, e, que, para piorar, naquela noite estava bem barrenta.

“Que coisa!” dizia ele “tinha que chover logo agora?”. “Agora vou ter que subir essa serra toda nessa chuva, com esse carro velho, a essa hora”. Murmurava, enquanto seguia em frente.

Chuva e mais chuva caindo, e o carro começou a dançar na pista já barrenta. “O que será?”, disse o homem já imaginando o pior. Desceu do carro, abriu o capô, nada, fechou o capô. Olhou o para-choque, nada. “Que será?, logo agora nesse escuro?.

Olha aqui, checa ali, quando chegou no pneu…furadinho…no chão…”Caraca! bem que me disseram que eu tinha que trocar esses pneus…o jeito é trocar…vou pegar o macaco”…e abriu novamente o capô…e….cadê o macaco?…isso mesmo…cadê o “bendito” macaco para trocar o pneu?…onde fora parar aquele “bendito” macaco? Quem foi o filho da mãe que tirou o macaco daqui?

Depois de xingar muito, como sempre fazia, lembrou-se que um pouco mais acima naquela estrada existia uma pequena oficina mecânica…”eu sei que lá tem um macaco, mas o dono é um cara muito chato, tenho certeza que ele não vai me emprestar”…mas, a contragosto começou a subir a estrada.

Escorrega ali na chuva, suja toda a sua roupa nova, e sempre pensando no dono “eu sei que aquele cara não vai me emprestar o macaco”…e pisa em uma poça d’água…e xinga mais…até chegar á oficina, mais nervoso do que nunca.

Bate na porta, há uma demora para atender…e ele pensando o pior…bate de novo…”quem é?” alguém pergunta…e porta se abre…

De repente, um chute violento na porta que bate na “cara” do dono…é o motorista nervoso, gritando “enfia o seu macaco no…seu filho da mãe…eu não preciso do seu macaco…”…e assim a estória termina na sua imaginação.

O que eu quis dizer como essa estoria é que talvez você esteja agindo como o tal motorista quando pensa no trabalho que vai “enfrentar” na próxima semana. Um sentimento extremamente pessimista sobre tudo, que poderá levar a perder toda sua disposição de trabalhar…

Por isso mesmo, gostaria de recomendar a você que, antes de começar a caminhada de volta para casa, independentemente do tempo, chuvoso ou não, verifique se o seu carro está bem equipado para, se for o caso de “estourar um pneu”, por exemplo, você não precisar pedir nada emprestado a ninguém.

Entendeu que precisa se planejar mentalmente para a próxima semana?

Boa sorte! Deus te abençoe.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.