Prepare sua mente para os desafios do próximo ano

Eduardo Shinyashiki*

No último mês do ano, quase que naturalmente, a mente começa a querer fazer uma análise geral do que aconteceu na nossa vida pessoal e profissional durante o ano, fazendo um balanço dos momentos vividos. Essa reflexão é muito importante para nos conscientizarmos de quais aspectos podemos melhorar para enfrentar com sabedoria os desafios do novo ano.

Fazendo uma análise produtiva sobre alguns pontos do ano que se encerra podemos redirecionar nossas atitudes e pensamentos em busca de novas conquistas. Veja o passo a passo:

1- Pergunte para si mesmo: dos propósitos que fiz no início do ano, o que efetivamente realizei?

2- Sobre as ações em busca do objetivo, o que funcionou e o que não deu certo?

3- Analise suas metas, repense sobre seus desejos e redirecione o foco.

4- Busque identificar quais conhecimentos precisam ser aprimorados e quais as competências e aptidões a serem fortalecidas.

5- Relembre dos acertos e comemore os resultados conquistados.

6- Para ter um futuro de sucesso é necessário estabelecer um norte, por isso, definir objetivos é uma ferramenta poderosa em nossas mãos.

7- Exercite o pensamento. Visualize o objetivo para que ele seja fixado na mente.

Fazer um balanço sobre os acontecimentos dos últimos 12 meses influencia nas próximas escolhas e contribui para o desenvolvimento de novas ideias, planos e projetos. Nada é mais desafiador do que viver de acordo com nossos sonhos, assim como nada é tão emocionante do que criar objetivos na mente, antecipando-se ao futuro. Invista alguns minutos nessa reflexão e transforme seus sonhos em vida em 2016.

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em comportamento humano e no Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.