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Professores do Ibmec/RJ lançam livro sobre Negociação Empresarial

Posted: 12 de dezembro de 2014 às 11:35 am   /   by   /   comments (0)

Os professores Fernando Filardi e Eduardo Murad são autores do livro Negociação Empresarial: estratégias, técnicas e ferramentas práticas para melhores seus resultados, publicado e distribuído pela Editora Saraiva. O lançamento do livro acontecerá no dia 15/12, às 19h, no auditório do campus Centro do Ibmec/RJ, onde ambos lecionam.

O livro apresenta os principais conceitos do processo de negociação empresarial e as novas ferramentas de solução de conflitos, com o propósito de orientar profissionais a planejar e agir estrategicamente buscando adaptar suas organizações às constantes mudanças do ambiente e à nova lógica do mercado, além de desenvolver a habilidade crítica de negociação, imprescindível para a sobrevivência pessoal e empresarial.

O público alvo do livro é composto por profissionais de todas as áreas, uma vez que a negociação é parte do dia-a-dia de todos, mas principalmente Administradores, Economistas, Engenheiros, Contadores e Advogados. Também terão interesse os líderes de equipe, compradores e vendedores, diretores e gerentes de empresas públicas e privadas pela natureza de suas atividades. Empreendedores e empresários de todos os ramos certamente irão aproveitar de maneira objetiva é prática o conteúdo do livro.

Os assuntos abordados no livro passam pelas Habilidades Comportamentais de um bom negociador, o Processo e as Fases da Negociação, como identificar os Estilos dos Negociadores, como utilizar as Estratégias e Táticas de Negociação, como utilizar a Flexibilidade na Negociação, como Fazer Concessões e como atuar em Negociações Virtuais. O grande diferencial do livro são as atividades e dinâmicas propostas em cada capítulo visando reforçar na prática as técnicas de negociação.

Segundo Alessandro Bonorino, Vice-Presidente de Recursos Humanos da IBM, que escreveu o prefácio, “Negociação está em tudo. Negociar é uma atitude de sobrevivência que começa na hora em que acordamos e se estende até a hora de irmos dormir. Negociamos em todos os círculos sociais dos quais fazemos parte: na família, na escola, faculdade, igreja, clube, condomínio e associação, mas é no ambiente empresarial que negociar torna-se crítico, pois cada vez mais as habilidades comportamentais estão se valorizando tanto ou, em alguns casos, até mais que as habilidades técnicas”.

Sobre os Autores

Fernando Filardi é Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV, com ênfase em Negociação, Estratégia e Modelos de Gestão e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, além de ser professor e pesquisador do Mestrado em Administração do IBMEC, onde também atua como Coordenador do MBA em Gestão de Projetos. Sua experiência profissional inclui atividades de Consultoria e Treinamento para executivos de grandes empresas como Petrobras, Shell do Brasil, AMBEV, PriceWaterhouseCoopers, IBM Brasil, Banco do Brasil, Bank Boston e Vale do Rio Doce, além da docência em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado em gestão empresarial e da publicação de artigos em congressos e revistas especializadas nacionais e internacionais.

Eduardo G. Murad é Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Publicitário formado pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACC-UFF), onde atualmente é professor. Coordenador adjunto da Graduação de Comunicação do IBMEC. Professor de Negociação Comercial da Universidade Petrobras há dois anos. Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional. Por intermédio da ONG Dialog desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. É consultor associado do Ideia Café, onde realizou projetos para clientes como DNV, Geosoft, Projac – Globo/RJ e CSU.

O livro pode ser comprado diretamente da editora: www.saraiva.com.br