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Quais e como são os seus relacionamentos profissionais?

Posted: 14 de setembro de 2010 às 8:37 pm   /   by   /   comments (0)

* Nelson Fukuyama

Se a sua tarefa de hoje é fazer ou retomar contatos profissionais, planeje-se para que eles sejam feitos de maneira adequada e tragam bons resultados para você. É importante definir com quem falar, como e o que vai falar com essas pessoas.

Se estiver buscando uma vaga de emprego (ou precisando realizar algum negócio) e precisar de uma indicação, lembre-se que há sempre um colega de infância, de um colega de trabalho de empresa anterior, de um parente, de um professor, de um colega de classe, de um vizinho, que pode dar uma dica sobre alguém conhecido dentro de uma empresa. A idéia aqui é: alguém que você conhece sempre pode conhecer alguém que pode ajudar. Referências pessoais sempre ajudam num processo seletivo.

Uma indicação pessoal é também sempre muito bem vinda quando o seu contato for para tratar de assuntos comerciais. Um cliente, um fornecedor, um gerente de banco, uma personalidade, pode ficar bem mais à vontade e à sua disposição para negociar algo se você for indicado (e tiver boas referências) por outra pessoa de seu relacionamento. E por consequência a condução do assunto poderá ter um tratamento especial.

Sabendo com quem falar, a preocupação deve ser a forma de abordagem. Se você não conhece a pessoa com a qual vai falar ou estiver falando, a recomendação é que vá tratar pessoalmente os assuntos comerciais. Não sendo possível, é preciso saber respeitar certas regras de educação, pelo menos. Se o contato for por telefone, não force uma conversa, especialmente se a pessoa do outro lado estiver em um momento em que não pode atender a ligação. Ligações no celular devem ser feitas somente se você tiver muita intimidade com a pessoa ou for autorizada por ela para fazer a chamada. Se você tentar falar com uma pessoa por várias vezes e não receber uma resposta, você deve entender que ela não tem interesse em falar com você. Ou você aguarda um retorno ou tenta de novo até desistir, se for o caso.

Por fim, cuidado com o que falar com as pessoas. Se você tem uma indicação, teve a oportunidade de contato, não vá perder a oportunidade porque não tem assunto ou não sabe como conduzir uma conversa com a pessoa. Conversas sem sentido principalmente com pessoas que você não conhece ou não tenha um relacionamento mais próximo, podem deixar nelas uma má impressão a seu respeito. Seja objetivo ao falar, busque uma continuidade do assunto.

Depois do contato, faça anotações do que conversou com as pessoas, que ficarão como lembranças importantes para novos contatos, para boas finalizações (espero!).

 

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Deus sempre abençoou sua carreira profissional como Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração de diversas instituições de renome internacional.