Qual é o perfil de executivo mais procurado no momento?

Adriana Fonseca*

Como sinal da retomada do otimismo, as empresas começam a contratar profissionais capazes de aumentar as vendas. Sim, porque são as vendas que fazem as companhias voltarem a crescer.

Nesse cenário, algumas posições começam a ser trabalhadas com mais frequência pelos headhunters. Entre elas engenheiros de vendas, especialistas regionais em vendas e profissionais de marketing.

Caio Arnaes, gerente sênior da Robert Half, destaca ainda que algumas empresas vêm fortalecendo a área de crédito, por conta da dificuldade de equilibrar fluxo de caixa. “Empresas que sempre foram excelentes pagadores podem não ser neste momento”, diz. Por isso, algumas organizações reforçam seus processos e as equipes da área de crédito.

A área de compras também passa por mudanças em algumas companhias. “Empresas com dificuldade em vender veem oportunidade de ganho na negociação com fornecedores”, explica Arnaes.

O headhunter também vê alguma retomada na contratação de profissionais responsáveis por planejamento financeiro e na área de relações com investidores. Nas áreas relacionadas a finanças, Arnaes ressalta que as empresas têm buscado profissionais mais generalistas, porque as equipes estão mais enxutas.

*Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Este artigo foi publicado no blog da Robert Half.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.