Newsletter subscribe



Artigos

Qual é o problema de não ser o Número 1?

Posted: 23 de outubro de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Durante a minha trajetória profissional em muitas empresas para as quais trabalhei e outras para as quais prestei serviços de consultoria sempre notei pessoas muito mais preocupadas em estar acima de todos os demais profissionais, queriam a todo custo ser tornarem a Número 1. Vice, sub, segundo, nem pensar.

Não, isso não deixou de existir. Ainda hoje continuo notando essa “obsessão em ser o Número 1” e acredito que você também costuma observar isso ao seu lado.

“Sem mim a empresa não anda” diz o profissional da limpeza. “Se a empresa ouvisse a minha opinião…” diz o supervisor da produção. Ainda, a chefe de setor quer ser a mais reconhecida pelo presidente, a diretora de recursos humanos acha que tinha que ser a presidente da empresa. O presidente não se interessa mais em ser apenas o CEO da região, ele quer se tornar o CEO do hemisfério. O chefe da repartição quer ser o que manda. O político quer ser a voz do povo. O diretor de futebol quer ser o “mandão” do clube. O jogador de futebol quer ser o batedor oficial de penais, para ser artilheiro. O time não aceita o título de vice-campeão, se ganhar a medalha retira logo em seguida a premiação. O obreiro da igreja quer estar acima do pastor. O pastor não quer mais ser chamado apenas de pastor, ele quer um título mais pomposo. Todos querem ser o número 1.

Não há problema nenhum em ter altos objetivos e metas, mas, claro, não se pode confundir as coisas e tentar pular etapas da vida e da carreira. É preciso entender que cada um tem a sua função e ser vice de alguma coisa não é demérito nenhum.

Não se deve esquecer que para “chegar lá” é preciso considerar tempo, experiência, talento, capacidade, oportunidade e outros quesitos.

Enquanto isso não chegar, faça a sua parte e lembre-se sempre da pergunta “qual é o problema de ser o segundo, o vice, o sub”?

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.