Newsletter subscribe



Artigos

Que perfil de Líder as organizações procuram?

Posted: 9 de setembro de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Michael Ataíde*

Talvez uma boa forma de se conseguir uma resposta para essa pergunta “que perfil de Líder as organizações procuram?”seja voltar o nosso olhar para o mundo da política e da Economia internacional onde encontramos diferentes tipos de Liderança, segundo o momento da História.

É verdade. No mundo da política, sobretudo da política internacional, temos basicamente dois tipos de liderança. Um é o modelo da Liderança baseada no poder duro, ou seja, a Liderança que contempla o que se entende como realismo político, onde os países mais poderosos determinam os rumos da Política e da Economia a partir da força que exerce sobre os países mais frágeis. O outro é modelo de Liderança ganhou muita força com o fim da Guerra Fria e a queda da Cortina de Ferro, que deu fim ao socialismo político sobretudo na Europa, e é conhecido como interdependência politica e econômica. Nesse modelo, os países cooperam no âmbito econômico, militar, social e cultural, formando assim uma espécie de rede de relacionamento multilateral, com o claro objetivo de desenvolvimento.

Assim como no relacionamento entre países, nas organizações empresariais há muito prevaleceu o modelo de Liderança baseada na força que o Líder exercia sobre o seu liderado. Era a Liderança pautada no medo, na hierarquia, na capacidade e no poder de mando. Esse modelo de Liderança era muito comum em organizações tradicionais, como em siderurgias, metalúrgicas, entre outras.

Com o surgimento de organizações modernas, que teve o seu inicio basicamente na década de 1990 e vem se desenvolvendo até os dias de hoje, com forte inclinação para modelos informacionais, houve a natural necessidade de outro perfil de Líder. Surgiu assim o Líder que já não tem o poder e a força tradicional do exemplo acima.

O Líder de organizações modernas precisa estar atento aos muitos valores humanos e de competências. Ele já não manda, ele faz! Lidera pelo exemplo, pela cooperação, pela parceria, pelo desenvolvimento dos liderados. Esses são pontos importantes que tomam vultos nas organizações empresariais, sejam elas multinacionais ou nacionais.

Conceitos como integridade, a qual está intrinsecamente ligada à Ética, flexibilidade, que é a disponibilidade do profissional para atuar em determinadas áreas e regiões geográficas, e eficiência que nada mais é que a medição da performance, vem crescendo dentro das organizações e são pontos determinantes para que o profissional ganhe novos ares e seja percebido como Líder.

Portanto, para finalizar, é preciso estar muito atento às novas mudanças organizacionais. Afinal, esses conceitos aqui enfatizados, há muito deixaram de ser mera filosofia para se tornarem o ponto que norteia o profissional à Liderança. Esse é o perfil de Líder que as organizações procuram.

*Michael Ataíde, cursando MBA em Gestão de Negócios em Comércio e Vendas pela Fundação Getúlio Vargas, é Bacharel em Relações Internacionais é Consultor Comercial na Bayer HealthCare para a área de Diagnóstico por Imagem.