Newsletter subscribe



Artigos

Que tal fortalecer a sua rede de contatos?

Marketing Pessoal
Posted: 16 de dezembro de 2015 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Bernt Entschev*

O fim de ano pode ser um bom momento para networking, já que é um período que as pessoas estão mais abertas. Que tal fortalecer a sua rede de contatos?

Ter experiência e um extenso currículo são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, certo? Mas, muitas vezes, isso não é suficiente para se estabelecer. É aí que o networking faz toda a diferença. Cerca de 80% dos executivos que trabalham em médias e grandes empresas valorizam o networking como estratégia importante para a atuação no mercado de trabalho. Esses dados foram levantados pelo IDCE – Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos, por meio de pesquisa realizada com 650 profissionais brasileiros.

O networking nada mais é do que o relacionamento entre profissionais, visando o desenvolvimento de negócios. Mas, não adianta simplesmente estabelecer uma rede de contatos e conhecer as pessoas ‘certas’, é preciso manter essa rede.

E como conservar relações duradouras?

É sempre bom fortalecer os laços profissionais e de amizade, embora não sejam necessários encontros tão frequentes, nunca deixe de responder algum e-mail, por exemplo.

Outra dica para manter essa rede ativa é definir estratégias para cada tipo de pessoa. Cito um caso pessoal: com 10.500 pessoas em minha rede, eu utilizo pelo menos duas horas por semana para me relacionar com estes contatos, que podem ser virtuais, pessoais ou por telefone.

Além disso, a relação, seja pessoal ou profissional, deve trazer confiança. Você precisa fornecer algo para o outro, pode ser uma ideia, uma notícia, enfim, é importante saber os interesses do contato.

O final de ano é um bom momento para isso, já que é um período que as empresas se mobilizam e promovem jantares e confraternizações. Então, quem busca ampliar ou fortalecer sua rede de contatos, essa é uma boa hora.

*Bernt Entschev é Conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) e consultor em Desenvolvimento Profissional