Newsletter subscribe



Artigos

Quer conhecer certas pessoas, dê a elas um microfone.

Posted: 10 de junho de 2017 às 1:00 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Uma frase que ouvi e sempre guardei comigo e costumo lembrar é “certas pessoas se embriagam com o som da própria voz”.

Ou seja, nunca dê um microfone a determinadas pessoas, pois isso seria a glória para elas. É como se o mundo parasse naqueles minutos para ouvir o que elas tem para contar. Elas parecem que ficam “bêbadas” ao ouvir o som a própria voz. Se esquecem de tudo. Vão ao infinito.

Falo das pessoas públicas que durante uma solenidade, recebem o microfone, sacam do seu bolso o seu lembrete e, após dizerem que vão trazer apenas umas poucas e breves palavras, disparam um discurso interminável “despejando” seus devaneios. Saiam da frente aqueles que tiverem tido algum ressentimento, alguma diferença com esses oradores, pode “sobrar” para eles.

Quero falar sobre as autoridades, especialmente as jurídicas, que participam de um julgamento para não dizer que essas aproveitam o máximo que podem para vender a sua ideia, doa a quem doer e concorde quem quiser. Isso quando não querem impor as suas ideias por decreto.

Me refiro aos oradores festas de aniversário e casamentos, assembleias de condomínio, e aqueles que dão os seus testemunhos de cultos religiosos, nos quais a “verborragia” corre solta.

O importante para quem toma um microfone na mão, não importa o que aconteça, é ter os seus minutos de fama, como se usasse esses minutos de exposição para dizer “é hoje que eu se consagro” como diz o narrador esportivo.

Claro que eu não quero também aqui assumir o papel dos nossos conhecidos mestres da comunicação, especialmente os “Reinaldo”, o Reinaldo Polito e o Reinaldo Passadori, os quais devem ter sua opinião formada sobre as pessoas que estão “loucas para aparecer”.

Portanto, a recomendação é que se você se policie quando tiver a oportunidade para falar em público, seja usando um microfone ou não, para evitar vexames.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.