Newsletter subscribe



Artigos

Quero mudar de vida, o que faço?

Posted: 11 de fevereiro de 2016 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Como temos o costume de começar o ano somente após o Carnaval, muita gente, entre outras mudanças pessoais e profissionais estabelecidas como meta para o novo ano, se pergunta: quero mudar de vida, o que faço?

Bom, talvez a mudança de vida profissional que você tanto deseja pode estar relacionada a um dos seguintes itens:

1. Quero mudar de profissão

Muita gente não está satisfeita com a profissão atual. Possivelmente tenha tomado uma decisão errada ao escolher a sua profissão. Exemplo: atualmente é engenheiro civil, mas eu não tenho nenhuma “queda” por construção civil, além disso o mercado de trabalho está escasso de vagas.

Nesse caso, você pode buscar alternativas. Talvez você possa se encontrar em uma carreira similar à construção como arquiteto ou ainda decorador. Também não pode ser descartada uma possibilidade no mercado financeiro ao qual pode interessar o seu perfil.

2. Quero mudar de área dentro da empresa

Muitos profissionais podem estar insatisfeitos com a sua performance dentro de uma determinada área, sem no entanto querer deixar a empresa, por uma série de razões.

Se esse for o seu caso, que tal conversar com pessoas de Recursos Humanos ou colegas dentro da sua atual empresa para tentar uma transferência para outra área ou até mesmo dentro de uma empresa coligada.

3. Quero mudar de empresa

Muita gente, por uma série de motivos, pretende deixar a empresa atual e partir para uma oportunidade em uma nova empresa.

Aqui vale a pena repensar se o momento está propício para uma mudança de empresa. Se você já tiver uma recomendação e uma recolocação assegurada, talvez seja o momento de dar esse passo. Mas, se você pretende simplesmente trocar de empresa porque não suporta mais o ambiente, as condições, as pessoas e não tem nada em vista, é melhor repensar os seus desejos e quem sabe aguardar um melhor momento para trocar de emprego, uma vez que as condições do mercado de trabalho, como você deve ter percebido, andam bastante conturbadas.

Portanto, ficam ai as dicas para esse novo começo ano. Boa sorte!

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.