Newsletter subscribe



Artigos

Reclamar não faz parte do dicionário dos vencedores

Posted: 22 de janeiro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Eugênio Sales Queiroz*

As pessoas que vivem de queixas e lamentos, não conseguem ter uma personalidade atraente (Napoleon Hill)

Nestes novos tempos, nós, brasileiros estamos aprendendo algo fascinante sobre o mundo globalizado: que não adianta mais reclamar dos acontecimentos da vida. Ou, se aprende com as “derrotas temporárias”, sacode a poeira e dá a volta por cima, ou fica caído reclamando de tudo e de todos.

Mas os profissionais dos tempos de hoje aprenderam a duras penas que é preciso caminhar para frente, rumo aos objetivos, apesar da dor do dia-a-dia profissional.

Decepções, acordos desfeitos, a perda de um emprego e tantas outras coisas desagradáveis, acabam ensinando ao ser humano algo mais profundo e dinâmico que ele precisava aprender. Algo que muitas vezes só se aprende quando fazemos uma autoanálise profunda de tudo que acontece ao nosso redor.

Também aprendemos que reclamar do governo, da inflação, do patrão, não nos leva a nada. Porém o profissional que, imediatamente, ao passar por desafios constrangedores, parte para a ação, consegue melhores resultados do que aqueles que ficam esperando as coisas melhorarem.

Eis algumas dicas importantes para quando você precisar tomar atitudes corajosas em sua vida profissional:

1. Aprofunde-se o máximo possível sobre a sua profissão.

2. Busque apoio com os mais experientes.

3. Seja cada vez mais dinâmico naquilo que realiza.

4. Não reclame, faça diferente e obtenha outros resultados.

5. Seja feliz não somente na chegada, mas durante todo o percurso da sua vida.

*Este texto faz parte do livro Em Busca da Excelência Profissional recentemente lançado por mim

*Eugênio Sales Queiroz é Consultor, Treinador de Equipes e Palestrante. Saiba mais sobre seu trabalho em: www.eugeniosales.com.br e http://facebook.com/eugeniosalesqueiroz.