Newsletter subscribe



Artigos

Rede Social não é lixo eletrônico

Posted: 21 de agosto de 2014 às 8:21 am   /   by   /   comments (0)

 

Antonia Braz*

É fato que o brasileiro está cada dia mais antenado à tecnologia e mídias sociais. De acordo com estatísticas, somos 105 milhões internautas atualmente, os quais nas redes sociais nos dividimos em 76 milhões no Facebook, seguindo por Youtube, Instagram e Twitter. Mas será que temos usado a internet de uma maneira saudável?

Segundo pesquisa, o comportamento exagerado tem incomodado demasiadamente muitos povos pelo mundo a fora. Somos conhecidos pelo excesso de spam, gif’s que brilham, páginas de humor e compartilhamentos fúteis. Falta de ética ou exagero de gringos mal humorados?

Contudo, o que precisamos ter em mente é que seja na vida pessoal ou profissional, o botão “publicar” pode alavancar ou denegrir nossa imagem. Pesquisa recente mostrou que jovens entre 25 e 34 anos representam 27,56% das pessoas que usam as redes para interagir. Sendo assim, o que o progresso de nossa nação tem postado na internet nas horas que ele mantém logado? Saiba que atualmente empresas mantêm-se conectadas para descobrir talentos e observar o comportamento de pretendentes a empregos.

Está bravo com o chefe “reclamão”? Respire fundo, conte até três e desligue-se. Há sites que rastreiam funcionários insatisfeitos. Além disso, são capazes de trazer o ranking de pessoas que têm maior chance de serem demitidas, através da intensidade dos seus post’s negativos. Brincadeira ou não, tal atitude pode ser entendido como falta de ética ou falta de comprometimento.

O esmalte descascou? Ninguém precisa saber! Envie uma mensagem direta a sua manicure e pronto. Isso não é relevante para as centenas de “amigos” que seguem você. Lembre-se que postagens fúteis irritam e enchem a timeline de lixo eletrônico.

Está no tédio? Não desconte na selfie. Fazer caras e bocas tem tornado uma febre na internet. De um simples substantivo (self) e sufixo (ie), a selfie deixou de ser mais um ponto da gramática esquecida nos livros de inglês para tornar-se o “verbo” do momento.

Em 2013 foi divulgado que a hashtag #selfie foi usada 150 milhões de vezes em apenas um mês no mundo todo, seguida por fotos com uma pessoa ou grupo de amigos se autofotografando.

Política e futebol também são temas onde todo mundo quer opinar sem ser criticado. E como já diz o ditado popular: “time de futebol, política e religião não se discutem”! Afinal, ninguém é 100% entendido de um ou todos os assuntos. Além disso, compreender “x” tema e ser arrogante a ponto de ser mal educado é outra situação completamente diferente.

E ainda aquela saia justa: Brigou com o namorado(a)? Pense bem se vale reclamar e “jogar” indiretas e, de quebra, mostrar para todos a situação delicada.

Enfim, desde uma simples receita do bolo de laranja até informações sobre a bolsa Dow Jones, a internet está 24 horas aberta à liberdade de expressão, sendo o lugar ideal para conhecer novas pessoas, interagir com outras culturas e fazer pesquisas, tornando momentos em agradáveis e divertidas experiências. Tudo é válido desde que haja bom senso e personalidade.

*Antonia Braz é Palestrante, Especialista em Desenvolvimento Humano e Empresarial e Colunista do portal Carreira&Sucesso onde este artigo foi publicado anteriormente.