Se você pudesse trabalhar só por estalo

Nelson Fukuyama*

Em uma das empresas em que trabalhei quando era jovem costumávamos ficar discutindo maneiras de trabalhar sem ter tantas dificuldades como ter que sair de casa, andar em um ônibus lotado, ficar parado no congestionamento (pois é, naquela época o trânsito já era complicado), ter que almoçar fora, coisas assim, especialmente ter que ficar fechado dentro de um escritório o dia todo, muitas vezes sem ter tantas coisas importantes para fazer.

Sim, a gente achava que deveria trabalhar somente quando viesse, de repente, uma ideia brilhante, um estalo. Imagine.

…Você sentado em uma cadeira à beira da praia, enquanto toma uma água de coco bem gelada, pega uma cor, vê pessoas bonitas, quando…de repente…surge na sua cabeça uma ideia genial que pode perfeitamente resolver um “pepino” que estava atormentando a sua mente…

…Você, confortavelmente sentado em uma poltrona de seu apartamento que fica no alto de um prédio com vista panorâmica sobre toda a região, podendo ver ao longe e de cima os últimos raios do Sol que se apaga no horizonte e os primeiros sinais de uma Lua que surge no céu…e pronto! vem aquele estalo e você diz “nossa! porque não pensei nisso antes?”

  E daí você começaria a amadurecer esse estalo de maneira que ele pudesse ser a solução para um problema até então “insolúvel” ou ainda que pudesse ser o ponta-pé inicial de um projeto inovador que poderia modificar a sua vida.

Claro que depois de tanto tempo desde então já existem profissionais que são pagos exclusivamente para pensar, pensar, imaginar, e “bolar” projetos para empresas. Embora bem sempre eles ficam à beira de uma praia, à beia de uma piscina, ou no alto de um restaurante panorâmico ou do prédio onde moram, mas, certamente sabem desfrutar bem desses momentos para serem criativos.

Mas, que seria bom muito bom se você pudesse fazer a mesma coisa, ou seja, trabalhar só por estalo seria…ou não?

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.