Newsletter subscribe



Artigos

Seja um Gestor Interino

Posted: 2 de agosto de 2010 às 6:38 pm   /   by   /   comments (0)

* Por Nelson Fukuyama

Quem tem experiência profissional acumulada em alguma área de atividade pode se candidatar a ser um Gestor Interino de uma empresa. Gestor Interino como a própria palavra diz significa ser administrador de uma empresa, através de um contrato, para desenvolver atividades determinadas, dentro de um período de tempo estabelecido.

Essa experiência é interessante e deve ser assumida só por quem tem muita disposição para enfrentar novos e (muitas vezes) grandes desafios em empresas que podem estar passando por períodos de mudança ou por momentos de crise.

O lado ruim de estar envolvido em um trabalho de Gestor Interino num momento de crise é que ele não pode contar com recursos humanos e de estrutura. Na falta de recursos, a pressão se estende a toda a empresa e em todos os níveis. Não há motivação para os colaboradores desenvolverem suas atividades normais. Crescem os conflitos internos causados por disputa de poder entre departamentos, os colaboradores de uma área se recusam a acatar instruções de pessoas de outra área ou até mesmo de um Gestor Interino. É preciso suportar as pressões externas e até a humilhação: necessidade de negociar entrega de material com fornecedores, cobranças, protestos, bancos e outros.

O lado bom é que sabendo superar todos esses obstáculos dentro do período de tempo do seu contrato de trabalho, o Gestor Interino terá acrescentado mais uma vitória na sua carreira profissional. Para isso terá que demonstrar, além da capacitação profissional normal, capacidade para trabalhar em constante pressão, liderar pessoas em diferentes níveis de relacionamento, ser um excelente negociador e estar atento para novas oportunidades de negócios para a empresa que o contratou.

Eu mesmo participei de diversas empresas como Gestor Interino e pude sentir na pele as experiências de um profissional que se dispõe a dar uma sobrevida para empresas. Posso dizer que é bem difícil o trabalho. Você tem que lutar para convencer…os proprietários da empresa quanto à necessidade e eficácia da sua proposta, os fornecedores externos e até mesmo você para se obter êxito no trabalho de Gestão. Mas, vale a pena.

 

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Teve passagens por empresas de consultoria externa (atuais PriceWaterhouseCoopers, Ernst&Young, Binah), Conglomerado Financeiro nacional (Banco Itaú e Itaúsa), e empresas multinacionais (AkzoNobel, Laporte Group PLC e Walbro) como Auditor, Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração.