Trazendo os sonhos para perto de você!

Patrícia Camargo*

Um dos passos para atingir as nossas metas é saber superar as dificuldades, trazendo os sonhos para perto de você!

Todos nós temos sonhos. Todos nós queremos coisas que aparentemente nos parecem impossíveis de conquistar. Os sonhos nos motivam, nos fazem levantar todos os dias, dão um colorido às nossas vidas, tão atribulada com o stress e as rotinas do dia a dia.

Algumas pessoas sonham e deixam o sonho lá, em seu pensamento, em sua imaginação. Não pensam em colocar o sonho em prática. Algumas vezes não se julgam merecedoras daquela conquista, outras vezes nem ao menos dão o primeiro passo, pois acreditam que aquele sonho seja irrealizável, talvez se fossem mais jovens… ou mais experientes… ou nascidos em outras condições…

Mas se os sonhos nos motivam e nos fazem levantar todos os dias, nada mais justo do que corrermos atrás deles, do que trabalharmos por sua realização. Afinal, nada como nos vermos capazes de uma conquista para nos tornarmos mais fortes, mais seguros, mais confiantes e merecedores de novos sonhos.

Sim, o ciclo é este mesmo: um sonho realizado nos leva a desejar outro sonho, que realizado nos motiva a outro sonho, e assim numa escala infinita… dando sempre colorido e sabor à nossa vida.

E como conquistar o que sonhamos, o que desejamos? Aqui vão algumas dicas, muito simples e de fácil realização. E também muito importantes para a concretização dos sonhos.

Saiba o que você quer: sim, é isto mesmo. Às vezes queremos tantas coisas que não sabemos o que queremos de fato. Às vezes é o contrário: estamos tão acomodados em nossa zona de conforto que não sabemos bem o que queremos. Então, pare e pense: o que você quer. O que é mais importante para você neste momento?

Planeje: tive uma coachee com 40 anos de idade e que tinha um sonho desde menina: viajar e conhecer a Europa. Mas aquele sonho era tão distante… ela não tinha dinheiro, não falava inglês, jamais fez um planejamento para este sonho, afinal ele era “só um sonho, não vai se realizar”. Bem, o planejamento que fizemos foi simples e eficaz, pois ela precisava de duas coisas: dinheiro e falar inglês.

Transforme seu sonho em ação: arregace as mangas! No exemplo acima, ela iniciou uma pequena poupança mensal. Cada mês ela poupava um pouquinho. Quando ganhava o 13º, ia pra poupança. Se ganhava um prêmio, ia pra poupança. Desenvolveu uma segunda atividade além de seu trabalho: vendedora de cosméticos. E pra onde ia deste dinheiro? Para a poupança. Com a poupança em andamento, iniciaram seus estudos em Inglês. E quando já estava no 3º estágio, foi à uma agência se informar de preços e pacotes disponíveis. Para sua surpresa, a viagem era viável já com o dinheiro que ela tinha poupado em pouco menos de dois anos. E no final do 2º ano, lá estava ela na Europa. Demorou 40 anos pra ela perceber que realizaria seu sonho em menos de dois anos. E como ela conseguiu? Com planejamento.

Seja flexível: às vezes seu sonho precisa de ajustes. Você insiste em ir por um caminho, mas percebe que também pode ir por outro. Ao conversar com pessoas mais experientes que já realizaram o que você quer, perceba as dificuldades e os acertos de cada um e ajuste sua caminhada. Aprenda que é possível ceder aqui para ganhar ali na frente.

Comemore e agradeça: a cada estágio alcançado na realização do sonho, comemore. Reconheça como seu esforço e foco foram importantes. Agradeça a todos que lhe ajudaram em sua caminhada e à vida, que lhe proporcionou a realização de seus sonhos.

*Patrícia Camargo é Coach Pessoal e Afetiva, autora do site www.coachafetiva.com.br, busca com seu trabalho proporcionar uma vida afetiva plena a todas as pessoas que a procuram. É fundadora e curadora do Grupo de Estudos de Coaching & Desenvolvimento Pessoal de Sorocaba e coautora do livro “Coaching: grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional”. Atua também como conciliadora da Justiça Federal desenvolvendo um trabalho de pacificação da sociedade.E-mail: patricia.camargo@coachafetiva.com.br | Site: www.coachafetiva.com.br Telefone: (15) 9 9855-2277. Facebook: www.facebook.com/Coaching.Afetivo


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.