Newsletter subscribe



Artigos

Uma graduação, ou mais, ou você não terá sucesso na carreira

Posted: 31 de janeiro de 2016 às 11:10 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Profissionais dos dias atuais tem ouvido muito essa frase: “Você precisa ter uma graduação, ou mais, ou você não terá sucesso na carreira”. É o que dizem os seus superiores especialmente na época da avaliação de desempenho ou um orientador de carreiras.

Isso mesmo, uma graduação, pelo menos, é muito exigida para quem deseja crescer na área escolhida e para estar em destaque dentro da empresa em que trabalha. Isso quer dizer que não basta ser um ótimo tecnicamente em alguma área se a sua formação acadêmica não for compatível com o cargo que está pretendendo.

Em outros tempos a gente ouvia dizia coisas do tipo “Fulano não sabe nem escrever o próprio nome e conseguiu sucesso” ou ainda “Fulano não sabe fazer o Ó com o fundo da garrafa e consegue fazer tanta coisa espetacular”.

Verdade. Em outras épocas um diploma escolar não era tão necessário até porque o custo de uma formação ainda que no nível primário era bem alto, era só para privilegiados. Por isso mesmo você podia encontrar muitos profissionais que eram verdadeiros gênios, fazendo negócios excelentes, sem qualquer tipo de formação, sequer a básica.

Atualmente, embora ainda a gente conheça diversos exemplos de pessoas que se destacam na sua área de atuação sem ter qualquer formação, há um risco de você ter um sonho barrado porque não tem uma formação escolar adequada.

Eu estou escrevendo esse artigo hoje pensando em inúmeros casos, dentro os quais o seu caso. A ocasião é bastante oportuna já que estamos no início do ano e ainda é possível se inscrever em algum processo seletivo de uma instituição de ensino superior.

Se o seu problema for a distância, ou falta de tempo, ou falta de recursos para pagar, não se preocupe. Você pode encontrar cursos de graduação à distância, ou seja, você estuda onde e quando quiser, de acordo com um plano estabelecido pela instituição. O custo de um curso à distância é menor que o de um curso presencial, sem falar que você pode ser beneficiado com um programa de financiamento que pode começar a ser pago após o término do curso.

Não se preocupe, um diploma de graduação à distância tem o mesmo valor de um diploma de curso presencial. Sem levar em conta que muitas empresas dão muito valor a quem estuda à distância já que elas entendem que pessoas que optam por essa modalidade são mais disciplinadas.

E então, vamos dar um passo à frente e começar a batalhar um diploma de graduação para você?

Para te ajudar, lembro que temos um portal específico para vestibular, o sejabixo! www.sejabixo.com.br onde você pode encontrar os processos seletivos em andamento, e para os quais você pode se inscrever para começar a qualquer tempo do ano.

Boa Sorte!

 *Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.