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A única saída, às vezes, é copiar!

Posted: 23 de maio de 2014 às 8:17 am   /   by   /   comments (0)

 

Ricardo Ventura*

Esqueça tudo o que os especialistas em vendas e atendimento disseram até agora!

Se você já tentou de tudo:sucess

* Puxou o saco do cliente

* Entregou todos os mimos que poderia entregar

* Fez mais

* Cobrou menos

* “Vendeu” benefícios ao invés de características (ainda está na moda?)

* Oxigenou sua loja, escritório e etc…

* Fez mais visitas

* Ampliou os planos de pagamento

* Procurou diferenciais…

E ainda assim a coisa não anda…?

Há uma saída! Estique o pescoço e dê uma olha bem de perto o que está fazendo seu concorrente que mais está se dando bem no momento. Se possível não estique só o pescoço, mas os olhos, todos os músculos, o corpo todo, inclusive seu cérebro!

Ah! Não vá sozinho! Leve mais pessoas de sua confiança para ter mais de uma percepção!

Depois de analisar e debater e DESCOBRIR quais são seus diferenciais que estão dando certo…COPIE!

SIM! COPIE SEU CONCORRENTE EXEMPLAR!

As vezes copiar é a última saída (ou primeira) para você não quebrar! O que fez a HYUNDAI? A JAC Motors?

Copiam descaradamente modelos europeus e caros! A Hyundai se levantou assim! Hoje pode até começar a “criar” seus diferenciais! Mas já copiou deslavadamente modelos “caros” e vendeu com motores e acabamentos baratos!

Não estou dizendo para você se manter em “terceiro” para sempre, como dizia a música do Ultaje à Rigor.. “…Teeeerr ceeeei ro! Uoba, Uoba!..” .

Mas quem já empreendeu sabe o que estou falando.Não dá tempo de viajar no romantismo das profecias dos experts de venda que precisam encontrar uma novidade bombástica a todo o momento senão, não vende livros, palestras e outros.

Cansei de ver concorrentes meus, entrando nas minhas lojas para descobrir o que mais tinha giro rápido! Inclusive esperando o representante na esquina para poder comprar o que eu estava “estourando” de vender. Não, não tinha raiva deles (não muita), pois também cansei de esticar o pescoço para copiar o vizinho e conseguir dar um suspiro e conseguir pagar as duplicatas em atraso! Por isto não tenha vergonha!

Bill Gates copiou descaradamente o sistema operacional da Apple que por sua vez copiou o mouse e a interface gráfica da Xerox! (As janelas, depois desenhinhos que saltam na tela ao invés de linhas de comando. Hoje parece óbvio que um desenho de impressora quer dizer que você deseja “imprimir”. Não era assim… Antes da interface gráfica você tinha que digitar linhas de comando, em linguagem máquina, para imprimir qualquer coisa!).

O pessoal do marketing dá até um nome pomposo para isto… Benchmarking!

Ficar na cópia (de produto, estratégia, clientes e fornecedores) não é a melhor saída! Mas, às vezes, é a única saída!

*Ricardo Ventura – www.RICARDOVENTURA.com.br – Simplesmente Diferente! Este artigo foi publicado no portal Carreira&Sucesso da Catho Online do qual Ricardo Ventura é Colunista.