Newsletter subscribe



Artigos

Use a Internet a seu favor!

Posted: 24 de setembro de 2009 às 7:10 pm   /   by   /   comments (0)

*Por Mariana Parizotto

No começo deste ano, vários sites e jornais noticiaram o caso da inglesa Kimberley Swann que foi demitida após comentar no Facebook, site de relacionamento mais acessado no mundo, que seu trabalho era chato. O chefe da jovem ficou sabendo e Kimberley recebeu uma carta informando seu desligamento do emprego.

Muitos podem acreditar que se trata de um caso isolado, porém o acesso ao mundo virtual já é uma tendência de mercado. “Às vezes as empresas entram no perfil virtual dos candidatos e até mesmo dos funcionários para saber mais sobre a pessoa, por isso tem que tomar cuidado com as comunidades, as fotos e as palavras que possam demonstrar falha de caráter”, explica Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br.

Para Andreia Ferreira, consultora da Luandre Recuros Humanos, quem está disputando uma vaga de emprego tem que redobrar as atenções, já que algumas empresas de recrutamento acessam os perfis virtuais dos candidatos como uma ferramenta complementar ao processo seletivo. “O perfil virtual (Orkut, facebook) pode fornecer mais informações sobre o candidato através das comunidades relacionadas, do estilo de comunicação que o mesmo estabelece em seu network, suas preferências e aspirações. Desta forma, é possível cruzar as informações virtuais com as fornecidas durante entrevista”, relata.

Resumidamente, as empresas já descobriram que a internet é uma ótima fonte de pesquisa para avaliar e conhecer melhor os candidatos, portanto utilizá-la de maneira inteligente faz toda a diferença!

Reputação Online

A grande dica para manter uma imagem positiva na internet é ter um perfil equilibrado e decente. No orkut, por exemplo, comunidades como “Eu odeio meu chefe”, “Eu odeio trabalhar de segunda-feira” ou “Odeio acordar cedo” devem ser abolidas do perfil. “Esse tipo de comunidade passa uma imagem ruim da pessoa. Você quer contratar profissionais que tenham bons relacionamentos, boas atitudes”, comenta Marcelo Abrileri.

Por mais que algumas redes de relacionamento ofereçam um ambiente mais descontraído, é preciso imaginar a internet como uma vitrine. “Dependendo do conteúdo do perfil, parece que a pessoa só se interessa por festas, alguns demonstram comportamento ou vocabulário promíscuo e isso é muito desfavorável”, conta Bianca Maria do Valle, especialista em Recursos Humanos da Trendset Consultoria.

Ainda neste aspecto, Guilherme Tossulino, analista de sistemas e de planejamento de soluções web, afirma que manter um perfil no Orkut apenas para compartilhar fotos das festas do final de semana e das viagens de férias com seus amigos não agrega muito para a carreira.

Muito mais do que manter uma boa imagem e evitar “gafes virtuais” que possam comprometer sua vida profissional, a reputação online também está ligada ao que você produz na web. “É interessante participar de fóruns de discussão, blogs com temas relacionados ao trabalho, à formação acadêmica. Escrever requer estudo e conhecimento, com isso o profissional se obriga a estudar e a entender sobre aquilo que está escrevendo. Exercita a crítica, a formação de opinião, a escrita e ajuda muito na formação da reputação online”, aconselha Guilherme Tossulino.

Segundo o presidente da Currículum, as empresas apreciam candidatos que utilizam as ferramentas que a web oferece. “O profissional que tem trabalhos publicados na internet ou se mostra de maneira bem posicionada nos fóruns de discussão passa a idéia de ser ativo, ligado e atuante. As empresas procuram isto!”, ressalta Marcelo.

Outra opção é participar de redes sociais destinadas à vida profissional, como o Linkedin, um verdadeiro banco de currículos profissionais e networking digital. “Em alguns sites especializados e redes de relacionamento já é possível deixar depoimentos sobre como foi trabalhar com tal pessoa e isto acaba funcionando como uma referência profissional online”, aponta a consultora Andreia Ferreira.

O fato é que a internet é uma fonte inesgotável de conhecimento e possiblidades, então o profissional que deseja estar na frente precisa, antes de tudo, saber usar as ferramentas do mundo virtual a seu favor!

*Mariana Parizotto é jornalista do site Dicas Profissionais.