Newsletter subscribe



Artigos

Você conhece a empresa em que trabalha?

Posted: 24 de fevereiro de 2014 às 7:39 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Tem gente que passa anos e anos trabalhando para uma mesma empresa, mas se você fizer alguma pergunta para ela sobre o que a sua empresa faz, quais produtos e serviços que ela oferece, quem são os seus dirigentes, pode ter certeza de que ela não saberá responder de maneira satisfatória.

Essa falta de interesse pode ter várias explicações.

Uma delas seria o fato de a empresa não ter um processo de comunicação interna adequado, ou seja, o pessoal responsável pela comunicação não está dando muita atenção para fazer com que todos os seus colaboradores conheçam de fato o que acontece no dia a dia da empresa. Alguém deve alertar os responsáveis pela comunicação e as “caixas de sugestão” estão ai para isso.

Outra explicação estaria na falta de interesse do colaborador pela empresa. Ele está ali apenas para cumprir as suas obrigações normais e receber o seu salário no final do mês. Tem gente que tem mesmo esse perfil e só se move dentro da empresa se for intimado a isso.

É claro que o maior prejudicado nessa falta de informação é o colaborador. Tivesse ele mais informação certamente ele poderia contribuir de melhor forma com ela, seja divulgando suas atividades, produtos e serviços para outras pessoas de seu relacionamento, seja ajudando a manter a imagem da empresa através de ações sociais junto a comunidade. Sem poder ou sem querer colaborar com a empresa por falta de conhecimento ele não terá muito motivo para se empenhar nas suas atividades, o que o levará a ficar na mesma posição por anos e anos.

Portanto, para quem se sente assim, é recomendável que mude a sua postura e passe a buscar informações que possam ser úteis para o seu crescimento dentro da hierarquia da empresa e que lhe permita uma mudança de vida.

Caso contrário, é melhor permanecer na mesma posição, fazendo tudo exatamente igual, sem se queixar mais tarde de que não consegue o reconhecimento pelo seu trabalho.

E você, como se sente com relação a esse assunto?

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe e Colunista do portal Dicas Profissionais, Co-Fundador e Diretor da Yama Educacional, Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online. Carreira profissional de Trainee de Auditoria internacional a Diretor de Finanças e Administração de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte do portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.