Newsletter subscribe



Artigos

Você consegue desligar-se do trabalho no final de semana?

Posted: 22 de agosto de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Atualmente, desligar-se do trabalho no final de semana parece um grande desafio para muita gente. Para muitos realmente é preciso estar conectado, e dentre eles podemos incluir os profissionais da área da saúde ou de quem é dono de seu próprio negócio. Quanto aos demais, será que realmente precisam ficar conectados ou seria apenas “charme”?

Há um tempo atrás eu escrevi um artigo sobre a necessidade de as pessoas desligarem-se do trabalho no final de semana para dedicarem-se a atividades de lazer, de descanso, e aproveitando bons momentos em companhia de pessoas queridas. Sinto que atualmente está mais difícil desligar-se do trabalho do dia a dia, especialmente por conta dos aplicativos que, de certa forma, parecem induzir as pessoas a ficarem conectadas.

Você já deve ter observado quantas pessoas você encontra durante a sua caminhada da manhã na praia que estão falando ao celular sobre…negócios e trabalho.

Você sai para praticar algum tipo de esporte com amigos ou se for a um churrasco, lá estão as pessoas conectadas falando sobre…negócios e trabalho.

Se você vai a um bar ou restaurante, certamente encontrará pessoas conectadas falando sobre…negócios e trabalho.

Se você sai com seus queridos para aproveitar os momentos mesmo que seja só para andar em um shopping encontrará muitas pessoas conectadas falando sobre…negócios e trabalho.

Se você decidir ficar em casa para comer a famosa macarronada da mamãe, ou a feijoada, ou a pizza do sábado à noite, não estranhe pois muitos dos seus familiares estarão conectados falando sobre…negócios e trabalho.

Estamos induzidos pela tecnologia e temos a necessidade de ligar o celular a cada minuto para saber as últimas notícias, ou ler os emails. Claro que isto tem um custo, podemos estar deixando de aproveitar bons momentos em companhia de pessoas agradáveis e que nunca serão recuperados..

Por isso mesmo meu amigo e minha amiga, recomendo aproveitar o melhor possível o seu final de semana.

Use algumas horas para colocar em ordem as suas coisas pessoais. Se o tempo é curto durante a semana e você costuma descuidar de suas roupas, livros, carro, computador. Essa pode ser uma boa hora. Já pensou em sair para comprar alguma coisa pessoal? Existe coisa melhor do que comprar?

Dedique algumas horas para pensar na sua vida pessoal. Faça algumas perguntas para você mesmo do tipo “estou me realizando com o que estou fazendo na vida?” “sou feliz?” “é isso mesmo que eu tinha planejado para mim?” sem ficar chateado por não ter respostas satisfatórias. Se for espiritualizado, não deixe de participar de suas atividades religiosas. Agradecer a Deus pelas benções em sua vida faz parte de ser humano espiritualizado.

Claro que eu duvido que você consiga não pensar na sua vida profissional. Então, o final de semana permite que você reflita sobre a sua postura e seu desempenho no campo profissional. Aproveite para avaliar seus próximos passos, anote o que pode fazer em termos de aprimoramento de habilidades e capacitação, cursos, treinamentos, trabalhos pendentes, relacionamentos com seus superiores e colegas de trabalho. Escreva suas atividades para a próxima semana em uma folha de papel sulfite.

Estou certo de que com essas dicas você aproveitará bem o seu final de semana e estará preparado para enfrentar mais uma semana de atividades, com mais disposição e mais energia para novos desafios e comemorações. E feliz na companhia de seus queridos.

Então, siga as instruções e seus planos, evite os maus caminhos, esteja no momento certo e no lugar certo, e que Deus te abençoe!

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.