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Você é do tipo que ajuda seus colegas de trabalho?

Posted: 5 de setembro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Essa pergunta pode parecer até estranha dentro de um ambiente de competição que muitos vivem atualmente no qual o pensamento “primeiro eu, depois eles, os meus colegas” é o que mais prevalece. Mas, ela pode ajudar-nos a pensar sobre como deve, ou como deveria, ser o nosso comportamento no ambiente de trabalho no sentido de se obter o melhor rendimento, melhor produtividade e melhores resultados.

Primeiro, imagine alguém recém-contratado para desenvolver as mesmas tarefas que você, que, por muitos motivos, não está conseguindo realizar as suas tarefas. O que você faz? Vai correndo contar para o seu chefe e seus demais colegas que esse novo contratado é “fraquinho”, “burro” e que você não sabe porque ele foi contratado? Ou, como deveria ser, você para o que está fazendo inúmeras vezes necessárias para que explicar detalhes do trabalho até que ele entenda e consiga sair-se bem?

Segundo, imagine que você tenha sido promovido e alguém que foi contratado ou indicado para substituir você. O que você faz? diz simplesmente que “agora o problema é dele, ele que se vire para cumprir metas e desenvolver suas tarefas” ou você se preocupa diariamente com ele, dando dicas de contatos e de como resolver problemas e situações que ocorrem naquela posição, para que ele se saia bem?

Por fim, imagine que você seja o diretor de área, com sala/espaço reservado só para você. Você fica literalmente trancado em sua sala/espaço diariamente só recebendo e repassando informações, sem contato com os seus subordinados, e portanto, sem condições de avaliar o que está acontecendo na sua área ou você tem a preocupação de ficar “de portas abertas” a todos, conversando, dando o devido retorno do trabalho de todos e assim, por consequência, identificando profissionais com potencial para serem promovidos dentro da sua organização?

Bem, se querem saber, eu conheci, em cada etapa da minha carreira, profissionais com todas essas características e posso dizer que aqueles que se dispõem a ajudar os seus colegas (aqui devo agradecer a todos os que agiram assim comigo) conseguiram não só ajudar essas pessoas, mas deram grande contribuição à sua organização, porque criaram um ambiente mais saudável e, porque não, mais produtivo para ela.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.