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Você é marcante?

Posted: 5 de outubro de 2016 às 7:30 am   /   by   /   comments (0)

Gi Oliveira*

Como a gestão da imagem pode alavancar sua carreira, gerar oportunidades e experiências únicas?

A visão é responsável por quase 80% de nossa percepção. Suas roupas e acessórios comunicam muito sobre você ao mundo. As mensagens que você envia a quem lhe vê determinam a forma como os outros reagem a você. Os equívocos podem ser evitados se a qualidade projetada pelos símbolos que você ostenta em sua imagem forem bem escolhidos.

Em toda comunidade profissional existem pessoas cuja aparência nos leva a concluir que são líderes e aquelas que não duvidamos que sejam liderados. Isso se dá porque a imagem dessas pessoas transmite dados que transformamos em pistas visuais e, juntando as peças, categorizamos seu nível de profissionalismo, sofisticação, capacidade, inteligência, instrução, autoridade.

Você sabe o que é estereótipo? Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. É usado principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. A aceitação do estereótipo é ampla e culturalmente difundida, às vezes é um grande motivador de preconceito e discriminação.

Nós temos o estereótipo do aluno aplicado, do jovem rebelde, da pessoa romântica, do homem preguiçoso, da mulher executiva, do professor exigente, do deficiente físico, da pessoa idosa. Para cada um desses exemplos que citei, uma imagem se formou de forma automática em sua mente. Preste atenção a um detalhe importante: você não lembrou de um cheiro ou de um som, uma fala ou um sabor. O que veio à sua mente foi uma imagem, uma marca que alguém imprimiu em suas lembranças, em alguma situação de sua vida, e que agora serve de modelo, de parâmetro, de exemplo para que ao surgir determinada referência, você encaixe, se situe. Você recorre a um banco de dados mental.

Um pesquisador examinando as estatísticas de vendas de seguradoras dos Estados Unidos descobriu que os clientes fechavam mais acordos com a seguradora quando o vendedor tinha idade, religião, convicções políticas e até hábito tabagista (fumante) igual a eles. Nós, seres humanos, preferimos aceitar ideias ou fechar acordos com pessoas que sentimos semelhança a nós.

Aproprie-se dessa consciência, tenha controle sobre as mensagens que quer transmitir, os conceitos que quer formar a seu respeito no imaginário alheio. Todos temos estereótipos, raramente os questionamos e enquadramos as pessoas nestes estereótipos através de pistas visuais. É importante dominar essas pistas para que você seja “enquadrado” no estereótipo que lhe convém.

Isto é feito a todo tempo pela mídia. Busque auxilio na construção e divulgação da sua imagem-objetivo. Assuma um compromisso com você: daqui em diante só admitirei estar acima da média. Não aceite apresentar menos que o seu melhor.

*Gi Oliveira é Coach e Consultora de Imagem, capacita pessoas para se expressarem e obterem sucesso pessoal e profissional através de sua Marca Pessoal. Fascinada por livros e por pessoas, atua aliando conhecimentos e técnicas de Visagismo, Morfopsicanálise, Personal Branding, Moda, Comunicação Visual, Análise Comportamental, Programação Neurolinguística e Coach de Imagem. Artigo publicado anteriormente no portal Falando de Gestão.