Newsletter subscribe



Artigos

Você pode mudar a sua vida, basta querer

Posted: 3 de agosto de 2017 às 9:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Quando eu tinha 22 anos de idade, estava terminando a minha faculdade de administração de empresas e trabalhava como auxiliar de compras em uma empresa. Não que o cargo de auxiliar de compras fosse (ou seja) seja um cargo de menor importância, mas o problema era que meus colegas de faculdade, por serem, na maioria, mais velhos de idade que eu, já tinham seus cargos de gerente, diretor, até presidente, e isso, de certa forma, me deixava, ao mesmo tempo que constrangido com a minha situação, com muita vontade de melhorar minha posição.

Fui em frente. Tentei de várias formas, em várias empresas, participando de processos seletivos, sem sucesso. Foi aí que surgiu a oportunidade de me inscrever em um programa de trainees de uma empresa de consultoria de renome mundial. Fui aprovado e dei início a uma nova etapa em minha vida.

Olhando o passado, vejo que três anos depois da minha contratação como trainee, fui contratado por outra empresa de consultoria de menor porte, já como responsável por equipes, e muitas vezes considerado até como gerente pelos superiores. Mais outros três anos, de volta a outra empresa multinacional de consultoria, eu estava responsável por várias equipes e várias empresas, incluindo a unidade brasileira do maior banco do mundo à época. Oito anos mais e estava eu fazendo parte da dupla que iniciava o processo de aquisição de um grande grupo nacional. E depois, em funções gerenciais e de diretoria, vi que ano após ano minha vida se transformava, me dando oportunidades de conhecer outros países e novas funções.

Bem, mas porque estou contando isso? Tenho um motivo que é o de dizer a você que se eu tivesse continuado conformado com o que eu era e tinha aos 22 anos, nada de novo teria acontecido com a minha vida profissional. E, claro, fora os planos que Deus tinha reservado para mim, tudo mudou e vem mudando. E isso também pode acontecer com você, não importa se você esteja com 18, com 22, com 30, com 50 anos, com 65 anos, sempre haverá tempo de conseguir mudar a sua vida. Basta tentar. Vamos lá?

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.