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Você sabe lidar com os feudos dentro da empresa?

Posted: 17 de julho de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

* Nelson Fukuyama

Pode entrar na sua cabeça que é possível existir barreiras dentro da empresa na qual você está trabalhando? Mas, uma empresa não é composta em geral por áreas importantes (Administração, Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos) supostamente com o objetivo de atingir as metas da empresa? Sim, mas, existem as barreiras, provocadas por feudos internos.

Se você tiver a experiência de trabalhar em empresas onde existirem barreiras internas entre os diferentes departamentos, saiba que você poderá encontrar dificuldades para executar as suas tarefas diárias. Porque alguém do outro departamento pode demorar a passar-lhe certas informações que são importantes para um projeto, para uma análise ou qualquer outra ação necessária. Essas informações poderão não serem passadas não porque elas não estarão disponíveis mas porque alguém não irá lhe passar por orientação de algum superior.

É verdade. A existência de feudos nem é tão rara dentro das empresas. As pessoas não entendem que devem colaborar com a empresa como um todo e não como pessoas e áreas independentes, que visam atingir em primeiro lugar os anseios pessoais de seus principais dirigentes.

O que você deve fazer quando tiver que enfrentar situações de feudos? Em primeiro lugar, faça algo para provocar mudanças nessa situação.

Se não tiver autoridade para isso, informe as pessoas competentes de sua área ou da outra área indicando fatos concretos e sugestões para melhoria. Para não se prejudicar na sua atividade diária, procure sempre obter informações com as pessoas das áreas onde as barreiras são identificadas e que tenham a mente mais aberta e possam ajudar no seu trabalho e desempenho. Pode acreditar, existem pessoas que concordam com barreiras impostas por seus superiores apenas para não perder o seu cargo e emprego.

Se tiver autoridade, promova ações para mudar essa mentalidade. Estimule reuniões com a participação de pessoas responsáveis de todas as áreas para conscientizar quanto aos prejuízos que uma situação assim pode trazer para a empresa e os benefícios da mudança.

Uma ou outra alternativa certamente ajudará a melhorar a tornar o seu trabalho mais satisfatório e prazeiroso.

 

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Teve passagens por empresas de consultoria externa (atuais PriceWaterhouseCoopers, Ernst&Young, Binah), Conglomerado Financeiro nacional (Banco Itaú e Itaúsa), e empresas multinacionais (AkzoNobel, Laporte Group PLC e Walbro) como Auditor, Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração.