Newsletter subscribe



Artigos

Você tem jogo de cintura?

Posted: 29 de janeiro de 2014 às 7:16 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Você sabe como enfrentar situações profissionais embaraçosas no dia a dia para continuar sobrevivendo? Exemplos há vários.

Você leva uma “advertência” de seu chefe diante de seus colegas de trabalho por causa de uma falha, que para você foi involuntária e sem importância.

Você está dentro do elevador, lotado de pessoas, e alguém faz uma piadinha de muito mau gosto sobre a roupa que você usando.

Você recebe uma ligação do seu gerente de banco, no meio de uma reunião com o seu chefe e colegas de trabalho, para dizer que você precisa cobrir o saldo de sua conta bancária que está estourada há alguns dias.

Uma pessoa querida te liga no meio de uma discussão de um assunto importante na empresa para te pedir um favor, ou contar uma notícia triste.

É nessas horas em que o sangue te sobe à cabeça, você fica muito, mas muito irritado, e com aquela vontade de “chutar o balde”, largar o emprego, tratar mal a pessoa que te advertiu ou ligou, ou brigar com a pessoa que está mais próxima. Como reagir?

Tem gente que quando recebe uma advertência na frente de outras pessoas reage com aquele sorriso amarelo. No caso de a advertência ter sido feita pelo chefe, alguns reagem com “calma, chefinho, isso não irá se repetir mais”.

Outras costumam fazer beicinho e ir para o banheiro para chorar ou esmurrar a parede.

O fato é que cada pessoa reage de uma forma diante de uma situação embaraçosa, e a reação, dependendo do momento, pode ser desde uma piada a um choro descontrolado. O que alivia é saber que esses momentos de “aperto” duram pouco tempo. Com certeza depois de minutos ou horas tudo já terá dissipado e ficará mais fácil entender que aquele foi apenas um momento.

Assim, pensando em como superar momentos como esses é recomendável que cada pessoa desenvolva a sua própria estratégia para saber lidar com suas emoções, de modo a evitar uma resposta ríspida que possa causar danos à sua imagem pessoal e carreira.

E você, você já tem a sua estratégia?

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online onde esse artigo foi publicado originalmente. Suas experiências incluem passagens consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.