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Você vale quanto mostra

Posted: 23 de julho de 2013 às 7:46 am   /   by   /   comments (0)

 

Reinaldo Passadori*

A imagem de uma pessoa é formada pelo conjunto de ações que ela empreende para mostrar quem ela é, o que pensa e o que sente.

Entre as diversas maneiras que se utiliza para ser conhecida, tais como sua fala, sua aparência, sua organização pessoal, a mais forte e importante é a sua maneira de agir, são os seus padrões de comportamento, os seus exemplos de vida. Suas ações falam mais alto de o que ela mesma.

Vivemos em uma época em que acontecem muitas mudanças em uma velocidade bastante acentuada; assim sendo, quem deseja permanecer e ainda crescer no mundo dos negócios, além de ser excelente profissional, precisa mostrar, não só por meio do seu trabalho, mas da imagem que apresenta, suas qualidade com pessoa, entre elas o seu caráter, sua modernidade, sua criatividade, capacidade de liderança, senso analítico, habilidades de relacionamento e de comunicação, entre outras.

Construir uma boa imagem e, principalmente preservá-la é um grande desafio para o profissional que deseja manter competitivos seus níveis de empregabilidade.

Mas afinal, o que é a imagem de um profissional? Será a roupa que ele veste? Será o seu corpo bem cuidado na aparência e no seu asseio corporal? Será o seu estilo, sua marca pessoal imposta por características de personalidade?

É isso tudo e muito mais. A imagem começa a se formar a partir das atitudes e dos comportamentos diante das mais variadas situações com as pessoas com quem convive. No ambiente de trabalho, sua relação com os colegas, clientes, superiores e subordinados. Além disso, a maneira como se comporta fora da porta, isto é, quando tem a oportunidade de participar de feiras, congressos, cursos, viagens, seminários, palestras e eventos em geral, quer seja como participante ou como palestrante, não importa.

É fundamental que esteja preparado e aberto para fazer um bom network, ou seja, aproveitar as chances para marcar sua presença com simpatia, gentileza, naturalidade e espontaneidade.

Uma boa forma para entender melhor a importância de sua imagem, é saber que a todo momento as pessoas nos estão fotografando, ou seja, registrando em suas mentes a nossa presença.

A revelação dessa foto é que irá determinar se uma pessoa será lembrada de forma positiva ou negativa. Independentemente de você ser fotogênico ou não, deve esforçar-se para sair bem nas fotos.

Há aquelas em que ficamos bem e até orgulhosos e também as que ficamos horríveis, com os olhos fechados ou vermelhos, ou até com alguma expressão ridícula ou com pose inadequada.

O problema (ou solução) é quem está tirando essas fotografias. São essas pessoas que compõem o mercado: clientes, gerentes, diretores e outros profissionais que irão te contratar, te promover ou comprar os seus produtos. Tudo depende de como ficaram as fotografias depois de tiradas.

Se as fotografias ficaram boas, bem enquadradas, as cores bem definidas e harmoniosas e sua imagem ficou clara e positiva, é natural que você seja bem lembrado e registrado na hora de um negócio, de uma contratação ou de uma promoção.

O grande desafio é: Como construir uma boa imagem?

Ela se constrói ao longo do tempo através de pequenas ações, de uma postura sempre positiva e reveladora do seu caráter e dos seus valores pessoais. Reconheço que é difícil construí-la, pois é formada, como em uma edificação, tijolo por tijolo, ou seja, ação por ação.

Por outro lado, destruí-la é muito fácil, bastando para isso ter uma notícia mostrando algo irresponsável ou impensado que você tenha feito.

A boa imagem se faz através do conjunto de ações, entre elas a imagem física, uma roupa elegante e atualizada, a aparência, o asseio corporal, toques de etiqueta e um bom comportamento social, denotando boa educação e preparo no trato com pessoas em situações formais e informais.

Um dos principais itens que completam a boa imagem de uma pessoa é sua habilidade em se comunicar, desde aspectos físicos tais como voz, dicção, gestos, olhar, aspectos técnicos, tais como a estruturação dos pensamentos e organização das ideias, gramática, vocabulário, objetividade e clareza até a atuação em situações mais sutis, entre elas, saber ouvir, rebater ou lidar com pessoas difíceis e mal educadas, sem paciência, tolerância, discernimento e maturidade.

Assim, ao longo do tempo, uma pessoa vai construindo sua imagem em todos os seus papéis representacionais: profissional, social, pessoal, tais como, pai ou mãe, filho ou filha, marido ou esposa e tantos outros.

Fica um alerta: você é o único responsável pela imagem que você tem e que você terá, por isso cuide bem dela, faça o que for necessário para preservá-la e mantê-la interessante e atraente, pois dependerá dela para se manter e, principalmente, crescer no mercado de trabalho que se torna cada vez mais competitivo.

* Reinaldo Passadori é um líder nacionalmente reconhecido no campo da Comunicação Verbal. Presidente e Fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal – www.passadori.com.br