Newsletter subscribe

Artigos

Vote bem, o Brasil, sua família e você agradecerão

Posted: 6 de outubro de 2018 às 11:26 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Como amanhã teremos o primeiro turno das eleições (sim, as pesquisas mostram que deveremos ter o segundo turno) para eleger o presidente, dois senadores, deputados federais e estaduais, e pensando em como o seu voto é importante para o nosso Brasil, para as famílias, para a Economia, para as empresas, para você mesmo, como empresário, empreendedor e trabalhador, gostaria de ajudar com a minha opinião.

Não, não se preocupe, não vou dar nome candidato ou de partido para você votar. Não pretendo influenciar a sua escolha, caso até agora você não tenha escolhido os seus favoritos. Não pretendo mudar a sua decisão de votar em branco ou mesmo de não votar. Não pretendo influenciar você para trocar o seu voto na última hora.

O que eu gostaria mesmo é que você refletisse muito sobre a sua escolha, afinal há uma gama de planos e discursos por parte de todos os candidatos. O que eu gostaria que você pensasse e respondesse muito sinceramente para você mesmo:

  • em primeiro lugar, qual é a melhor proposta e o melhor candidato para mudar a situação atual do nosso país e dar um rumo (o mais próximo do) seguro para o Brasil?
  • em segundo lugar, e não menos importante, qual candidato irá dar mais segurança para os valores que você e sua família consideram importantes?

Não se deixe enganar pelas pesquisas de intenção de voto. A exemplo de eleições anteriores, nem sempre venceu aquele que a pesquisa indicava estar à frente dos demais. Vote em quem você acredita e não naquele que a pesquisa diz que vai vencer.

Não vote nos candidatos profissionais, que querem apenas continuar vivendo da mamata e que vão apenas dar continuidade ao “nada” ou ainda “ao errado, torto”. Se o sujeito está no poder e não fez nada até agora porque ele diz que tem muitas propostas para mudar o destino?

Tome cuidado com os candidatos novatos, que podem ser apenas eloquentes, que prometem coisas que não poderão cumprir.

Vote em quem tem compromisso com a verdade, que não pensam apenas em si, que não tem um passado manchado.

Vote em quem já teve experiência em dirigir algum negócio ou empresa.

Vote em quem tem capacidade de montar um time, que tem dificuldade em comandar pessoas.

Não vote em quem não tem experiência com assuntos financeiros e econômicos.

Escolha bem seus candidatos pois, ao contrário do que se possa pensar, sua carreira e sua vida dependem do seu voto nesta eleição.

Por fim, lembre-se bem do que tem acontecido até aqui com votos em candidatos que não tinham a mínima capacidade de estar à frente do governo do nosso Brasil. Vote bem!!!

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.